Domingo, Maio 12, 2024
spot_img

Projecto Coral Sul impulsiona economia Moçambicana com crescimento de 6,5% no PIB

No último ano, as operações de gás natural pela plataforma flutuante Coral Sul, localizada ao largo da costa da província moçambicana de Cabo Delgado, contribuíram significativamente para o crescimento econômico do país.

O Projecto FLNG Coral Sul, ancorado na Área 4 da bacia do Rovuma, iniciou suas operações em novembro de 2022 e já atingiu a sua capacidade máxima de produção. Desde então, foram realizados mais de 30 carregamentos de Gás Natural Liquefeito (GNL) com destino aos mercados europeu e asiático.

Giorgio Vicini, representante da renomada empresa energética italiana ENI em Moçambique, destacou que esse incremento de 6,5% no Produto Interno Bruto (PIB) é uma contribuição notável para a economia moçambicana.

Desde outubro de 2022 até maio de 2023, a ENI direcionou 34 milhões de dólares para os cofres do Estado moçambicano, demonstrando os benefícios tangíveis resultantes desse empreendimento.

Após o revés causado pelos ataques terroristas em Palma, em 2021, o governo moçambicano e as Agências Internacionais envolvidas na financiamento das operações de GNL em Cabo Delgado reavaliaram os termos de financiamento. Esse movimento foi crucial para retomar os projetos e reafirmar o compromisso com o desenvolvimento da indústria do gás natural.

Entrevistas Relacionadas

Governo apresenta estratégias para acelerar a transição energética

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias,...

Mulheres moçambicanas reconhecidas por contribuições notáveis em diversas áreas

A cidade de Maputo foi palco do evento Women...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...