Monday, December 1, 2025
spot_img

Empresa Francesa SGS vence concurso para controlo de minérios de Moçambique

O Governo moçambicano anunciou no início desta semana que a empresa francesa SGS ganhou o concurso internacional para supervisionar as quantidades, preços e especificações dos minérios extraídos e exportados de Moçambique.

O vice-ministro da Economia e Finanças, Amílcar Tivane, afirmou à Lusa que a companhia “vai assegurar a verificação das especificações, dos preços e das quantidades dos produtos mineiros”. A SGS já está no terreno para elaborar um plano de acção e assinou um contrato de três anos com as autoridades moçambicanas, aguardando apenas a aprovação do Tribunal Administrativo.

Amílcar Tivane enfatizou que a SGS é uma empresa com “ampla experiência e renome internacional” no sector. Ele defendeu que os relatórios mensais apresentados pelas empresas do sector mineiro estejam consoante as regras de controlo das quantidades, especificações e preços.

A intervenção da SGS está alinhada com o compromisso do Governo moçambicano de corrigir as falhas no controlo dos minérios extraídos e exportados do país africano. “Há falta de informação em alguns relatórios”, declarou, sublinhando que “Moçambique é rico em recursos naturais e deve aproveitar isso ao máximo”.

Noticias Relacionadas

Moçambique: Banco Mundial vê oportunidades de negócio para investidores privados

O Banco Mundial reiterou, ontem, em Maputo, que Moçambique...

Moçambique vai receber encontro sino-lusófono de empresários

O Governo de Macau disse ontem que a edição...

CASP 2025: Fórum debate 95,8 mil milhões de meticais em investimentos e novas reformas económicas

A 20.ª Conferência Anual do Sector Privado (CASP), realizada...

CASP 2025: Conferência do sector privado prevê mobilizar 1,5 MM$ em projectos para investimentos

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), a...