Segunda-feira, Maio 13, 2024
spot_img

Índia e Moçambique reforçam colaboração energética para alcançar metas ambiciosas

O Ministro da União para Petróleo e Gás Natural, Hardeep Singh Puri, e o Ministro da Economia e Finanças de Moçambique, Ernesto Max Elias Tonela, se reuniram para discutir a importância da energia, especialmente o gás, no impulso para a Índia se tornar a terceira maior economia mundial, conforme a visão do Primeiro-Ministro Narendra Modi. A discussão concentrou-se em estratégias para aprofundar a colaboração em projectos de energia em Moçambique.

Um ponto de destaque foi o mecanismo de financiamento do Projecto de Gás Natural Liquefeito (GNL), conforme informado pela Alta Comissão Indiana em Moçambique. Hardeep Singh Puri enfatizou a crescente importância dos hidrocarbonetos no comércio bilateral entre Índia e Moçambique, representando mais de 35% do total.

Este valor mais do que dobrou nos últimos cinco anos, passando de 2.170,74 milhões de dólares em 2018-19 para  5.028,53 milhões de dólares em 2022-23. Puri antecipa que o Projecto de GNL de 20 bilhões de dólares terá um impacto significativo na segurança energética da Índia, representando um marco importante na jornada do país em direcção à suficiência energética, sob a liderança visionária do Primeiro-Ministro Narendra Modi.

Entrevistas Relacionadas

Inflação em Moçambique cresceu para 3,26% em Abril, indicam dados do INE

Moçambique testemunhou um aumento na inflação homóloga, atingindo 3,26%...

TRAC: Fim da concessão no corredor de Maputo previsto para 2028

Após 26 anos de operações, a Trans African Concessions...

Taxa de juros de referência vai descer para 22,30 em Maio

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou nesta Quarta-feira...

Governo analisa proposta de aumento de salário mínimo

O salário mínimo em Moçambique, actualmente em 4791 meticais,...