Localizada em Nampula, a Zona Económica Especial de Nacala (ZEE) atraiu investimentos de três bilhões de dólares desde 2009 e promete gerar 24 mil empregos. Com mais de 1.200 projectos aprovados, 90 já estão em operação, proporcionando 10.000 empregos para jovens e outros.
Em entrevista à AIM, o Director-geral da Agência para Promoção de Investimento e Exportação (APIEX), GIL Bires, destacou a atractividade da ZEE de Nacala devido à sua localização estratégica no corredor logístico de Nacala e ao seu porto de destaque na África oriental.
Essa ZEE é vital para a região norte do país, com novos investimentos em processo de aprovação, incluindo uma fábrica de cimento do Grupo Dugongo. Segundo Bires, “O gigante Dugongo atenderá à demanda por cimento na região, criando empregos e impulsionando a economia, principalmente na construção civil”.
Dos projectos aprovados, 41% estão na indústria, 20% em hotelaria e turismo, 33% em comércio e serviços, e cerca de 6% na construção civil.
A modernização do Porto de Nacala abrirá perspectivas para novos investimentos, impulsionando o desenvolvimento do Corredor de Nacala e da ZEE de Nacala. O Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE) também desempenha um papel crucial ao dinamizar o ambiente de negócios e investimentos no país, com reformas nas Leis de Investimentos, do Trabalho e Cambial, e melhorias no sistema de emissão de vistos por meio da plataforma e-visa.
Abrangendo os distritos de Nacala, Porto e Nacala-a-Velha, a ZEE de Nacala foi pioneira no país e é a mais activa em projectos de investimento sob esse regime especial.