Sábado, Maio 18, 2024
spot_img

ZEE Nacala: catalisadora de empregos com 24 Mil vagas em perspectiva

Localizada em Nampula, a Zona Económica Especial de Nacala (ZEE) atraiu investimentos de três bilhões de dólares desde 2009 e promete gerar 24 mil empregos. Com mais de 1.200 projectos aprovados, 90 já estão em operação, proporcionando 10.000 empregos para jovens e outros.

Em entrevista à AIM, o Director-geral da Agência para Promoção de Investimento e Exportação (APIEX), GIL Bires, destacou a atractividade da ZEE de Nacala devido à sua localização estratégica no corredor logístico de Nacala e ao seu porto de destaque na África oriental.

Essa ZEE é vital para a região norte do país, com novos investimentos em processo de aprovação, incluindo uma fábrica de cimento do Grupo Dugongo. Segundo Bires, “O gigante Dugongo atenderá à demanda por cimento na região, criando empregos e impulsionando a economia, principalmente na construção civil”.

Dos projectos aprovados, 41% estão na indústria, 20% em hotelaria e turismo, 33% em comércio e serviços, e cerca de 6% na construção civil.

A modernização do Porto de Nacala abrirá perspectivas para novos investimentos, impulsionando o desenvolvimento do Corredor de Nacala e da ZEE de Nacala. O Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE) também desempenha um papel crucial ao dinamizar o ambiente de negócios e investimentos no país, com reformas nas Leis de Investimentos, do Trabalho e Cambial, e melhorias no sistema de emissão de vistos por meio da plataforma e-visa.

Abrangendo os distritos de Nacala, Porto e Nacala-a-Velha, a ZEE de Nacala foi pioneira no país e é a mais activa em projectos de investimento sob esse regime especial.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

Uma Nova Era para o M-Pesa: Salimo Abdula assume a Presidência do Conselho de Administração

A Vodafone M-Pesa celebra seus onze anos de existência...