Na semana passada, o navio M/V Floriana VI, propriedade da MSC Mediterranean Shipping Company, atracou no Porto da Beira, centro de Moçambique, anunciou a Cornelder Moçambique.
O porta-contentores pós-Panamax, com 285 metros de comprimento e 40 metros de largura, estabelece um novo recorde de maior navio a escalar o porto.
O Porto da Beira tem registado nos últimos anos um crescimento significativo da carga contentorizada e de outras cargas, em resultado da estratégia comercial agressiva que a CdM tem vindo a desenvolver nos mercados da região.
A proeza é também resultado bem do investimento na melhoria das acessibilidades ao porto, na aquisição de modernos equipamentos de movimentação e ampliação das áreas de armazenagem e na introdução de novas tecnologias e sistemas de optimização das operações.
O investimento na dragagem do canal de acesso, da bacia de manobra e dos cais de acostagem tem sido também decisivo para permitir que navios de grande capacidade, do tipo Panamax e pós-Panamax, possam escalar o Porto da Beira com maior regularidade.
A instrodução de uma nova linha de navegação, que liga a Europa, China e os países do interland, na África e de um inovador sistema de gestão de contentores refrigerados são algumas das acções que visam projectar o porto beirense.
O Porto da Beira está localizado estrategicamente no centro do país, liga directamente, quer por via rodoviária ou ferroviária, os principais mercados do hinterland da África Austral, o Zimbabwe, Malawi, a Zâmbia, Botswana, a República Democrática do Congo e outras rotas do comércio internacional.