Tuesday, December 2, 2025
spot_img

Absa Bank pioneiro em sistemas inteligentes de segurança em ATM

A partir de hoje (7), as caixas electrónicas (ATM) do Absa Bank contarão com “um sistema inteligente” que inutiliza as notas através do uso de uma tinta permanente, indelével, rastreável e denunciante, em caso de uma acção criminal.

A tecnologia permite que na tentativa criminal, as notas fiquem parcialmente tingidas, cobrindo pelo menos 20 por cento da sua superfície. Sucederá que as mesmas, nessas condições, não serão aceites em caso de pagamentos ou depósitos nos balcões e agentes comerciais.

O Absa Bank Moçambique lembra que, nos últimos anos, o país registou dois eventos, “bem-sucedidos”, de explosões e roubos em ATM de outros bancos comerciais da praça, além de duas tentativas frustradas, uma das quais ocorreu numa caixa electrónica do Absa.

Denise Cruz, directora de Canais do Absa Bank, frisou que a acção tem o potencial de aumentar a prevenção de crimes financeiros no país.

“Decidimos implementar mais um mecanismo de segurança e dissuasão ao instalar o sistema de neutralização de notas nas ATM. Este sistema pretende reduzir o risco de roubo e circulação de dinheiro ilegal, assim como contribuir para a adopção contínua de políticas de combate à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo”, disse a gestora.

Igualmente, para o Absa Bank, esta iniciativa vai reforçar a solidez do seu sistema de segurança, visando proporcionar um maior conforto e confiança aos clientes.

Noticias Relacionadas

Standard Bank aponta potencial para captar 10% do investimento do Gás em serviços locais

A Incubadora de Negócios do Standard Bank realizou, recentemente,...

Desporto, Cultura e Turismo brilham na 2.ª edição do Beach Polo Mozambique

A 2.ª Edição do Beach Polo Mozambique consolidou-se este...

Receitas Fiscais: HCB lidera ranking nacional de contribuintes em duas categorias fiscais

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi distinguida pela...

Quinhentos milhões USD para o arranque do BDM

FUTURO Banco de Desenvolvimento de Moçambique (BDM) contará com...