Sexta-feira, Maio 17, 2024
spot_img

Porto de Maputo estabelece novo recorde no manuseamento de carga

O Porto de Maputo registou um novo recorde, no manuseamento de carga, ao ultrapassar a marca de 27 milhões de toneladas em 2022 contra 22 toneladas do ano anterior, que equivale a uma subida de 22,7 por cento.

O facto foi anunciado pelo Secretário Permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações, Ambrósio Sitoe, durante um workshop sobre a gestão coordenada das fronteiras entre Moçambique e a África do Sul, um evento de quatro dias com início na segunda-feira (06) em Maputo.

Segundo a fonte, contribuiu para o efeito a implementação do Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE), uma iniciativa governamental que tem por objectivo estimular a actividade económica no país após choques externos.

“O Governo de Moçambique, aprovou em Agosto do ano passado 20 medidas de aceleração económica, sendo que a Medida 11 do programa em alusão é sobre a melhoria da mompetitividade dos aeroportos e corredores logísticos nacionais”, disse.

“No âmbito da implementação desta medida, eliminamos os processos manuais de emissão dos documentos de importação temporária de viaturas (TIP), o pagamento da Taxa de Serviço Aduaneiro (TSA) na emissão do TIP, autorizamos as entradas múltiplas dos veículos no país”, afirmou a fonte”, clarificou.

Medidas que concorrem para melhorias 

Os níveis de manuseamento de carga em alusão também devem-se a melhorias nos procedimentos através da criação da Linha Verde para o ferro crómio no Km 4, a maior carga em trânsito, cujo resultado foi o aumento da área de triagem de camiões, entre outras.

“Estas medidas permitiram a redução do tempo de espera dos camiões no corredor e em particular no terminal de Km 4, onde cerca de 60% dos camiões são despachados em menos de uma hora contra cerca de três horas antes da introdução das medidas de aceleração económica”, apontou.

Moçambique está ciente que para a melhoria contínua dos corredores é necessário realizar investimentos. O governo moçambicano decidiu no último mês investir na modernização, expansão e transformação da fronteira de Ressano Garcia em fronteira de paragem única moderna como a montra do país.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...