Tuesday, September 1, 2026
spot_img

Programa Energia para Todos: Energia eléctrica chega a 54 postos administrativos

O Presidente da República disse esta quarta-feira, 8 de Novembro, que pelo menos 54 postos administrativos foram electrificados desde 2020 no país, no âmbito da iniciativa presidencial “Energia para Todos”.

Segundo Filipe Nyusi, que falava momentos após a inauguração das redes eléctricas dos postos administrativos de Saua-Saua e Covo, na província de Nampula, norte de Moçambique, “o programa energia para todos, consiste na electrificação dos postos administrativos, iniciado em 2020 a nível nacional, está tendo registos muito satisfatórios e encorajadores”.

O chefe de Estado disse ainda que nos últimos três anos, mais de 1,2 milhões de moçambicanos tiveram acesso à electricidade, aproximando o país da meta do acesso universal à energia.

“O nosso principal objectivo é garantir que atingimos a meta do acesso universal à electricidade para todos os moçambicanos”, afirmou.

Moçambique tem 416 postos administrativos, 318 dos quais estão ligados à Rede Eléctrica Nacional, o que representa uma taxa de cobertura de 76 por cento em todo Moçambique, segundo a Electricidade de Moçambique (EDM).

Em Agosto, o presidente da EDM, Marcelino Gildo, disse que a empresa necessitava de 138,1 milhões de euros para concluir a electrificação de todos os postos administrativos de Moçambique, um passo essencial para o “grande desafio” do acesso universal à energia.

O governo moçambicano estabeleceu como meta que 57 por cento dos agregados familiares tenham acesso à rede eléctrica até ao final do ano – com uma previsão de 495 mil novas ligações – cobertura garantida pela estatal eléctrica, o que contrasta com 34 por cento no final de 2019.

Noticias Relacionadas

Moçambique procura financiamento e investimento para acelerar expansão da energia solar

Governo aposta em soluções solares para levar electricidade a...

Acesso à electricidade sobe para 66,9% da população moçambicana

Cerca de 22,7 milhões de moçambicanos já têm acesso...

Moçambique integra missão aos EUA para acelerar modernização do sector energético

Uma delegação de cerca de 15 representantes dos sectores...

Expansão do Oleoduto Moçambique-Zimbabwe reforça segurança energética na África Austral

Novas estações de bombagem vão aumentar em 67% a...