Estas previsões são importantes para os países africanos, uma vez que permitem conhecer a trajectória geral do desenvolvimento, o potencial de crescimento e a saúde económica do continente.
À medida que África continua a navegar na sua paisagem económica, o aproveitamento dos conhecimentos das projecções do Produto Interno Bruto (PIB) é fundamental para moldar um futuro resiliente e inclusivo.
O portal de notícias Business Insider África, num artigo publicado sexta-feira, 10 de Novembro, refere que o Fundo Monetário Internacional, no seu relatório sobre a produção económica mundial (WEO) de Outubro, apresentou em pormenor o PIB real (variação percentual anual) de cada país.
De acordo com o cenário de base do FMI, citado pelo site, a inflação continua a baixar, uma vez que os bancos centrais continuam a adoptar uma postura restritiva. O cenário de base não inclui uma diminuição do PIB real per capita mundial, que ocorre frequentemente durante uma recessão mundial.
Em comparação com a previsão do WEO de Abril de 2023, o crescimento e o emprego no primeiro semestre do ano continuaram a ser mais robustos. Embora a projecção média mundial tenha permanecido praticamente inalterada em relação à actualização do WEO de Julho de 2023, observam-se várias alterações nas expectativas de crescimento e inflação nos vários países.
Países africanos com a maior projecção do PIB em 2023
Neste contexto, entre os dez principais países africanos com a maior projecção do PIB para 2023, à medida que o ano termina, estão: em primeiro lugar, Moçambique com 7% do PIB; em segundo lugar, a República Democrática do Congo com uma projecção de 6,7% do PIB; Costa do Marfim vem em terceiro lugar com uma projecção de 6,2% do PIB; em quarto lugar vem o Ruanda com uma projecção de 6,2% do PIB; Etiópia vem em quinto lugar com uma projecção de 6,1% do PIB; em sexto lugar vem Guiné com uma projecção de 5,9% do PIB; em sétimo lugar está a Gâmbia com uma projecção de 5,6% do PIB; Benim aparece em oitavo lugar com uma projecção de 5,5% do PIB; Togo vem em nono lugar com uma projecção de 5,4%; e, por último, está a Tanzânia em décimo lugar com uma projecção de 5,2% do PIB.