Monday, October 13, 2025
spot_img

HCB supera em 14,3% metas planificadas para terceiro trimestre e fortifica produção energética

HCB supera em 14,3% metas planificadas para terceiro trimestre e fortifica produção energética

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) S.A., uma das maiores produtoras independentes de energia da região austral, registou até ao final do terceiro trimestre de 2023, uma produção hidro-energética na ordem dos 12.120,4 GWh, correspondente a 14,3% acima do planeado, num ano cuja meta de produção definida é de 14.292 GWh.

Desta feita, antevê-se uma superação para 15.488 GWh, o que fortalecerá a posição estratégica de Moçambique como um hub energético regional.

“No período em análise, a HCB logrou alcançar uma facturação de pouco mais de 54,2% das receitas planeadas para o período, ao mesmo tempo que encerrou com sucesso as negociações sobre o ajustamento da tarifa de exportação de energia. Estes factores conjugados, representam ganhos significativos para a Empresa e para o País.

As cifras apresentadas contribuirão para a realização de investimentos críticos nos equipamentos da cadeia de produção e em projectos de incremento da capacidade de geração energética, que se prevê chegar aos 4.000 MW, até 2032” – Tomás Matola, Presidente do Conselho de Administração da HCB.

No que concerne à disponibilidade hídrica, no início da época chuvosa 2023/2024, a HCB apresentava uma cota de armazenamento de 323.47 m, correspondente a capacidade útil de 87%, resultante da quantidade de água proveniente das barragens de montante e dos escoamentos gerados na Bacia Própria de Cahora Bassa.

A presente cota é satisfatória e, conjugada por uma gestão criteriosa, técnico-científica e por meios tecnológicos ao dispor da empresa, assegurará o processo de geração de energia até ao final do ano.

Noticias Relacionadas

Moçambique aposta na massificação do uso de Gás Natural Veicular com apoio da Coreia do Sul

O Secretário Permanente do Ministério dos Recursos Minerais e...

Italiana Eni vai construir central térmica de 75 megawatts em Temane

A petrolífera italiana Eni vai construir a Central Térmica...

ENI prevê beneficiar 3,5 milhões de moçambicanos com fogões ecológicos

A ENI Rovuma Basin destacou Moçambique como pilar estratégico...

MGESummit: Sector de Gás e Energia distingue empresas e personalidades

A cerimónia anual dos Mozambique Gas & Energy Awards...