Segunda-feira, Maio 20, 2024
spot_img

Conta Geral do Estado: “Novas Plataformas Melhoraram Colecta de Receitas” – Adriano Maleiane

Conta Geral do Estado: “Novas Plataformas Melhoraram Colecta de Receitas” – Adriano Maleiane

A introdução de várias reformas e plataformas na Conta Geral do Estado (CGE) permitiu assegurar uma melhor qualidade da informação no processo de prestação de contas, bem como o incremento dos níveis de cobrança de receitas no ano passado.

A informação foi avançada esta quarta-feira, 15 de Novembro, em Maputo, pelo Governo, no Parlamento, durante a sessão de apresentação e apreciação da CGE referente ao exercício económico de 2022.

Segundo o Governo, no âmbito das reformas estabelecidas, foram já actualizados procedimentos contabilísticos que permitem a captação e registo de toda informação sobre a execução orçamental, financeira e patrimonial, garantindo a geração dos demonstrativos mais fiáveis.

Neste sentido, a cobrança de receitas para os cofres do Estado no período em análise atingiu um montante de 285,6 mil milhões de meticais, correspondente a quase 100% de previsão anual e cerca de 24,2% do Produto Interno Bruto (PIB), situando-se 7,4% acima do nível de realização de 2021 em termos nominais.

O primeiro-ministro, Adriano Maleiane, explicou que “no período em referência, o Executivo prosseguiu com a implementação de medidas e acções que concorrem para a consolidação e aprimoramento do e-SISTAFE, sobretudo na arrecadação de recursos”.

“No total das receitas destacam-se os impostos sobre bens e serviços, com uma contribuição equivalente a 51,3%, seguidos dos impostos sobre rendimento, com 30,1%, as outras receitas correntes, outros impostos nacionais, taxas e as receitas de capital”, destacou o governante.

Adicionalmente, o ministro assegurou que para ultrapassar os desafios identificados na CGE o Governo continuará a implementar um conjunto de medidas e acções de modo que permita uma aplicação rigorosa das normas e procedimentos da Administração Financeira do Estado, tendo em conta as recomendações do Tribunal Administrativo (TA) e da Assembleia da República (AR).

Neste quadro, está em actualização o plano de contas da Contabilidade Pública, visando introduzir melhorias nos procedimentos e registos contabilísticos sobre a execução orçamental, financeira e patrimonial do Estado.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

Uma Nova Era para o M-Pesa: Salimo Abdula assume a Presidência do Conselho de Administração

A Vodafone M-Pesa celebra seus onze anos de existência...