google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Sexta-feira, Julho 4, 2025
spot_img

Moçambique será a quinta economia de maior crescimento global em 2023

O país está para alcançar um crescimento económico notável de 7% este ano, se tornando a 5ͣ economia de maior crescimento económico global em 2023, de acordo com o relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI). Os números reflectem as projecções optimistas previamente divulgadas pelo Governo moçambicano, que já havia revisado para cima as expectativas de crescimento, superando o objectivo inicial de 5% estabelecido no Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) para 2023.

A análise do FMI endossa a visão optimista do governo, reafirmando a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 7%, solidificando a posição de Moçambique como o país com o maior crescimento económico na África Subsaariana neste ano. Este índice é mais do que o dobro da média dos 46 países da região, estimada em 3,3%.

O destaque para o desempenho económico de Moçambique coloca o país à frente na lista das economias africanas mais dinâmicas em 2023, atrás apenas da Líbia, que projecta um notável crescimento de 12,5%, recuperando de uma queda acentuada de -9,6% em 2022, segundo dados do relatório.

A posição de liderança de Moçambique na África Subsaariana é confirmada pelo relatório, que classifica o país à frente de economias significativas como a República Democrática do Congo (RDC), Costa do Marfim, Ruanda e Etiópia, formando o top cinco regional com taxas de crescimento variando entre 6,7% e 6,1%.

Comparativamente, outras grandes economias africanas apresentam crescimento mais modesto, com a Nigéria estimada em 2,9%, Angola em 1,3%, e a África do Sul com 0,9%. No contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Guiné-Bissau e Cabo-Verde superam a média da região, enquanto São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial enfrentam desafios com taxas de crescimento de 0,5% e -6,2%, respectivamente.

Globalmente, o desempenho económico de Moçambique também se destaca. Se as previsões do FMI se confirmarem, o país será a segunda economia que mais cresce no continente, ficando atrás apenas da Líbia. Internacionalmente, Moçambique figura entre as cinco principais economias em ascensão, juntamente com a Guiana, Samoa, Fiji e Armênia, com todas as economias projectadas para crescerem a uma taxa impressionante de 7%.

Este desempenho económico de Moçambique, amplamente acima da média mundial de 3%, e superando até mesmo grandes potências como China e Índia, sinaliza um cenário promissor para o país. O crescimento robusto reforça a posição de Moçambique como um importante protagonista no panorama económico global, atraindo a atenção de investidores e destacando o potencial do país para impulsionar o desenvolvimento sustentável na região.

Noticias Relacionadas

Moçambique entre os 10 países africanos com maior melhoria no Saldo Orçamental em 2025

Moçambique integra a lista das dez economias africanas que...

IDE em África cresce 75% e atinge novo recorde

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África registou um...

Liberalização gradual da conta capital deverá atrair mais de 88 mil milhões de meticais em divisas em 2025

Ministra Carla Louveira defende liberalização da conta capital...

BdM: Exportações de bens renderam a Moçambique 8,2 mil milhões de dólares em 2024

As vendas de bens realizadas pela economia moçambicana para...