Segunda-feira, Fevereiro 24, 2025
spot_img

Capitalização bolsista cresceu 12% para 183,9 mil milhões de meticais em 2023

A capitalização bolsista, principal indicador do mercado moçambicano de valores mobiliários, registou um crescimento expressivo em 2023. De acordo com dados divulgados pela Lusa, a capitalização bolsista aumentou 12%, passando de 164,2 mil milhões de meticais em 2022 para 183,9 mil milhões de meticais em 2023.

A Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) encerrou o ano de 2023 com resultados positivos, destacando-se a negociação de 224,3 milhões de títulos do tesouro, no valor de 21,9 mil milhões de meticais. Além disso, a BVM também registou a negociação de 3,8 milhões de títulos corporativos, equivalente a 397,3 milhões de meticais, e a negociação de 7,5 milhões de acções e 660,3 mil títulos de papel comercial.

Actualmente, a Bolsa de Valores de Moçambique conta com 76 títulos cotados, incluindo 13 empresas listadas. Entre as empresas de destaque estão a Companhia Moçambicana de Hidrocarbonetos, a Cervejas de Moçambique, a Hidroeléctrica de Cahora Bassa, a Arko Seguros e a Rede Viária de Moçambique, entre outras.

Este aumento na capitalização bolsista reflete não apenas o crescimento do mercado de valores mobiliários em Moçambique, mas também o interesse crescente dos investidores e a confiança no mercado financeiro do país.

Noticias Relacionadas

MISA Moçambique anuncia gala de premiação dos jornalistas

O MISA Moçambique e seus parceiros têm a honra...

Potencial económico e barreiras ao investimento directo em 2025

Moçambique apresenta-se como um destino atractivo para o Investimento...

Santa Casa de Lisboa intervém financeiramente na Sojogo para evitar colapso

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) concedeu...

Exportações de açúcar do Eswatini ameaçadas devido à instabilidade em Moçambique

A turbulência política e os protestos pós-eleitorais em Moçambique...