A capitalização bolsista, principal indicador do mercado moçambicano de valores mobiliários, registou um crescimento expressivo em 2023. De acordo com dados divulgados pela Lusa, a capitalização bolsista aumentou 12%, passando de 164,2 mil milhões de meticais em 2022 para 183,9 mil milhões de meticais em 2023.
A Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) encerrou o ano de 2023 com resultados positivos, destacando-se a negociação de 224,3 milhões de títulos do tesouro, no valor de 21,9 mil milhões de meticais. Além disso, a BVM também registou a negociação de 3,8 milhões de títulos corporativos, equivalente a 397,3 milhões de meticais, e a negociação de 7,5 milhões de acções e 660,3 mil títulos de papel comercial.
Actualmente, a Bolsa de Valores de Moçambique conta com 76 títulos cotados, incluindo 13 empresas listadas. Entre as empresas de destaque estão a Companhia Moçambicana de Hidrocarbonetos, a Cervejas de Moçambique, a Hidroeléctrica de Cahora Bassa, a Arko Seguros e a Rede Viária de Moçambique, entre outras.
Este aumento na capitalização bolsista reflete não apenas o crescimento do mercado de valores mobiliários em Moçambique, mas também o interesse crescente dos investidores e a confiança no mercado financeiro do país.