Saturday, April 18, 2026
spot_img

Cabo Delgado: Governo procura mecanismos para regresso da exploração do gás na bacia do rovuma

Governo está à procura de mecanismos para o retorno, em breve, das actividades de exploração do gás natural liquefeito na Área 1 da Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, paralisadas devido ao terrorismo, informou esta quarta-feira, 10 de Janeiro, a Rádio Moçambique (RM).

Neste sentido, o Presidente da República, Filipe Nyusi, manteve encontros separados, esta terça-feira, com o secretário do Ministério de Petróleo e Gás da Índia e representantes das empresas indianas com investimentos na Área 1 da Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado.

No encontro com o chefe do Estado moçambicano, os investidores indianos reafirmaram o compromisso em continuar a investir no gás do País, bem como o regresso das actividades naquela zona de exploração.

O ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, explicou que a Índia tem uma participação de 30% do total dos investimentos na exploração do gás do Rovuma, e até aqui já investiu cerca de 13 mil milhões de dólares.

O governante garantiu que a concessionária francesa TotalEnergies e as empresas indianas estão em coordenação para o rápido regresso das actividades na Área 1 da Bacia do Rovuma

Para esta quarta-feira, o Presidente da República tem como agenda discursar na abertura da Cimeira Global de Gujarat, manter conversações com o homólogo da República Checa, visitar o Museu Mahatma Gandi e ainda reunir-se com a comunidade moçambicana residente em Gujarat, na Índia.

Noticias Relacionadas

ENH assina acordo com EDM, CFM e HCB para fornecimento de gás ao mercado doméstico

A ENH, EDM, CFM e HCB unem forças para...

INP reforça capacidade regulatória com apoio da Noruega numa nova fase de cooperação no sector de gás e petróleo

Programa Energy for Development substitui modelo anterior centrado no...

Empresas moçambicanas perdem contratos no Sector do Gás por falta de certificação e preparação, alerta Câmara de Energia

As empresas moçambicanas estão a perder oportunidades no sector...

ExxonMobil Rejeita ingerência da ENH nos contratos de obras preliminares do Rovuma LNG

A petrolífera norte-americana recusa qualquer papel operativo da empresa...