O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, anunciou recentemente que a Central Térmica de Temane (CTT) aumentará suas exportações de electricidade para países vizinhos, incluindo Zâmbia, Zimbábue, Botsuana e África do Sul. Essa medida visa contribuir para os ganhos de Moçambique no sector de energia.
Segundo o ministro, foram assinados diversos memorandos de entendimento com esses países, o que coloca Moçambique em posição de destaque no sector de energia. “A CTT é uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento do país. Estamos planeando aumentar sua capacidade de exportação”, destacou Zacarias.
Com inauguração prevista para este ano, a infra-estrutura terá capacidade de produção de 450 MW, fornecendo electricidade de baixo custo e confiável para a Electricidade de Moçambique. O projecto utilizará gás natural proveniente dos campos de Pande e Temane, operados pela Sasol e pela Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH).
Avaliada em 652,3 milhões de dólares, a CTT operará com tecnologia de ciclo combinado e beneficiará 1,5 milhão de famílias adicionais com electricidade. Essa iniciativa demonstra o compromisso de Moçambique em expandir suas capacidades energéticas e contribuir para a estabilidade e o desenvolvimento energético regional.