A Agência de Protecção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos da América anunciou no Domingo, 21 de Janeiro, que irá apoiar Moçambique no desenvolvimento de políticas ambientais, produção de energia limpa e mineração responsável.
Conforme a EPA, o administrador da agência, Michael S. Regan, iniciará uma visita de dois dias a Moçambique na Segunda-feira, com o objetivo de construir parcerias e compartilhar soluções para prioridades ambientais. Isso inclui o desenvolvimento de projectos de energia limpa, protecção do ar, incentivo à mineração responsável e reciclagem de materiais plásticos e resíduos electrónicos.
“A missão do administrador Regan em África responde ao apelo do Presidente Joe Biden na Cimeira de Líderes EUA – África de 2022, para expandir parcerias substantivas e significativas com países, instituições e pessoas em todo o continente africano”, explicou a EPA. Após sua visita a Moçambique, Regan seguirá para o Gana.
“Moçambique e Gana são parceiros importantes no nosso trabalho colectivo para garantir que o desenvolvimento económico e a protecção ambiental andem de mãos dadas. Todos nós temos interesse no desenvolvimento de energia limpa, na protecção de recursos naturais vitais e na garantia de acesso igualitário a ar limpo e água limpa”, afirmou Michael S. Regan em declaração sobre a visita. Durante sua estadia, Regan também se encontrará com jovens líderes dos dois países para conhecer os esforços locais para enfrentar as mudanças climáticas e promover a justiça ambiental.
A visita de Michael S. Regan marca o início da colaboração entre a EPA e especialistas do Governo moçambicano, que irão compartilhar técnicas para identificar problemas de poluição e formas de abordá-los.