Monday, October 13, 2025
spot_img

Moçambique acelera projectos de energia para atender à demanda da Mozal

Moçambique está avançando rapidamente com vários projectos de produção de energia eléctrica para atender à demanda regional e à fábrica de fundição de alumínio Mozal, conforme o jornal “Notícias” em sua edição de Segunda-feira, 29 de Janeiro.

Com uma capacidade estimada de 900 megawatts (MW), a energia consumida pela Mozal é principalmente fornecida pela Eskom através da linha da Motraco, com o contrato entre as partes previsto para expirar em 2026. Diante desse cenário, a empresa de fundição de alumínio busca alternativas domésticas para o fornecimento de electricidade nos próximos anos.

O administrador-executivo de Portefólio de Desenvolvimento de Negócios da Electricidade de Moçambique (EDM), Pedro Nguelume, afirmou que as negociações com a Mozal estão em bom andamento. “Há um grupo interministerial a fazer o estudo e dará as devidas respostas para que a Mozal, como indústria, possa ter energia eléctrica para funcionar”, assegurou.

As partes têm discutido alternativas viáveis, incluindo o projeto Mphanda Nkuwa, que requer clientes com capacidade financeira para custear o consumo de electricidade. Actualmente, Moçambique possui uma capacidade instalada de 2400 MW, podendo chegar a cerca de 2800 MW com a conclusão da Central de Temane, em Inhambane.

Com a adição da energia gerada a partir de Mphanda Nkuwa, o país terá uma capacidade total de 4300 MW, suficiente para atender às necessidades de desenvolvimento, com 40% dessa energia consumida internamente. Pedro Nguelume explicou que nos próximos anos, a produção da Mozal poderá aumentar de 560 para 600 mil toneladas de alumínio por ano, resultado dos investimentos implementados na fábrica.

Para garantir o fornecimento contínuo de electricidade de alta qualidade a longo prazo, a Mozal pretende estabelecer novas parcerias no desenvolvimento de projectos de geração de energia.

Noticias Relacionadas

Moçambique aposta na massificação do uso de Gás Natural Veicular com apoio da Coreia do Sul

O Secretário Permanente do Ministério dos Recursos Minerais e...

Italiana Eni vai construir central térmica de 75 megawatts em Temane

A petrolífera italiana Eni vai construir a Central Térmica...

ENI prevê beneficiar 3,5 milhões de moçambicanos com fogões ecológicos

A ENI Rovuma Basin destacou Moçambique como pilar estratégico...

MGESummit: Sector de Gás e Energia distingue empresas e personalidades

A cerimónia anual dos Mozambique Gas & Energy Awards...