Monday, February 16, 2026
spot_img

Embaixada da Suécia e SNV lançam projecto GeraSol para criação de empregos no sector de energia solar em Moçambique

A Embaixada da Suécia e a SNV, em parceria com o Instituto Industrial e Comercial (IICN) e três empresas do sector privado – Ignite, Engie Energy Access e SolarWorks – lançaram o projecto GeraSol. Este projecto, financiado pelo Governo da Suécia com 423 milhões de meticais, visa criar oportunidades de emprego para jovens, desenvolver competências sustentáveis e aumentar o acesso à energia para mitigar as mudanças climáticas.

O GeraSol oferecerá formação certificada a 3.000 jovens e identificará 2.000 deles para funções e empregos no sector de energias renováveis. O projecto visa garantir que os jovens adquiram as competências necessárias e sejam colocados em empregos assalariados e por conta própria que correspondam aos seus interesses e às exigências de expansão do sector.

A SNV será responsável pela gestão do projecto, facilitando o investimento do sector privado e o envolvimento do sector público, além de fornecer material de competências básicas às empresas para atingirem os objectivos de emprego e retenção de jovens. Por sua vez, o IICN será o centro de formação técnico-profissional do GeraSol, e as empresas contribuirão para a concepção e realização de cursos de formação que proporcionem aos jovens as competências necessárias no sector privado, além de fornecerem empregos, equipamentos, orientação e estágios para os formandos do IICN.

A Embaixadora da Suécia, Mette Sunnegrenn, destacou a importância do projecto, afirmando que “o emprego dos e para os jovens é uma prioridade fundamental para a Suécia na sua cooperação para o desenvolvimento com Moçambique, e acreditamos na expansão do mercado de energia fora da rede, tanto no que diz respeito ao fornecimento de energia limpa às populações vulneráveis quanto à criação de empregos onde é mais necessário”.

Noticias Relacionadas

Moçambique adia a conclusão da central eléctrica a gás para 2027 devido ao aumento dos custos

Moçambique adiou para 2027 a conclusão da Central Térmica...

Moçambique prepara-se para inaugurar primeira fábrica nacional de gás de cozinha

O anúncio da inauguração da primeira fábrica nacional de processamento...

HCB reafirma plano de aumento da capacidade de produção de energia para 4.000 MW até 2034

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), responsável pela maior...

Reguladores da CPLP defendem cooperação para garantir segurança energética e reduzir cortes de electricidade

Os reguladores de energia da Comunidade dos Países de...