Quarta-feira, Maio 15, 2024
spot_img

TotalEnergies pretende reiniciar operações na bacia do Rovuma em Moçambique até o final do ano

Durante a apresentação dos resultados de 2023, o presidente da TotalEnergies, Patrick Pouyanné, anunciou que a empresa planeia retomar as actividades na bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado, até o final deste ano.

A petrolífera francesa suspendeu o projecto de construção de uma central para produção e exportação de gás natural em Março de 2021, devido à situação de insegurança causada pelos ataques terroristas.

Pouyanné afirmou que a empresa está monitorando a situação de perto para evitar um retorno prematuro que poderia resultar em novas evacuações. Ele destacou que há questões de engenharia a serem resolvidas, mas espera retomar o projecto até o final do ano.

Além disso, ele enfatizou que a TotalEnergies tem feito progressos com fornecedores e empreiteiros interessados em reactivar o projecto. A empresa está mobilizando os empreiteiros novamente e está próxima de estar pronta para retomar as obras. No entanto, é necessário reactivar as instituições financeiras em todo o mundo.

Moçambique possui três projectos de desenvolvimento aprovados para exploração das reservas de gás natural da bacia do Rovuma, consideradas entre as maiores do mundo. Dois desses projectos têm maior dimensão e prevêem canalizar o gás do fundo do mar para terra, arrefecendo-o numa fábrica para depois o exportar por via marítima em estado líquido.

O projecto liderado pela TotalEnergies (consórcio da Área 1) avançou até a suspensão por tempo indeterminado após o ataque armado a Palma em Março de 2021. O outro projecto, liderado pela ExxonMobil e Eni (consórcio da Área 4), ainda não tem anúncio à vista.

Um terceiro projecto concluído e de menor dimensão pertence ao consórcio da Área 4 e consiste numa plataforma flutuante de captação e processamento de gás para exportação, directamente no mar, que iniciou suas operações em Novembro de 2022.

Entrevistas Relacionadas

Dívida da ENH em Projectos de Gás Pode impactar negativamente as finanças do país, adverte Estudo do CIP

Em estudo recente do Centro de Integridade Pública (CIP)...

Estudo revela potencial de gás natural na Bacia de Maniamba em Niassa

Um grupo de cientistas está estudando o potencial energético...

MMEC 2024: “Balança comercial do país é sustentada pela indústria extractiva” Filipe Nyusi

A indústria extractiva, vista como um dos principais pilares...

Inicia a 10ª Edição da Conferência e Exposição de Energia e Mineração de Moçambique

Moçambique acolhe hoje à décima edição da Conferência e...