Saturday, January 10, 2026
spot_img

TotalEnergies pretende reiniciar operações na bacia do Rovuma em Moçambique até o final do ano

Durante a apresentação dos resultados de 2023, o presidente da TotalEnergies, Patrick Pouyanné, anunciou que a empresa planeia retomar as actividades na bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado, até o final deste ano.

A petrolífera francesa suspendeu o projecto de construção de uma central para produção e exportação de gás natural em Março de 2021, devido à situação de insegurança causada pelos ataques terroristas.

Pouyanné afirmou que a empresa está monitorando a situação de perto para evitar um retorno prematuro que poderia resultar em novas evacuações. Ele destacou que há questões de engenharia a serem resolvidas, mas espera retomar o projecto até o final do ano.

Além disso, ele enfatizou que a TotalEnergies tem feito progressos com fornecedores e empreiteiros interessados em reactivar o projecto. A empresa está mobilizando os empreiteiros novamente e está próxima de estar pronta para retomar as obras. No entanto, é necessário reactivar as instituições financeiras em todo o mundo.

Moçambique possui três projectos de desenvolvimento aprovados para exploração das reservas de gás natural da bacia do Rovuma, consideradas entre as maiores do mundo. Dois desses projectos têm maior dimensão e prevêem canalizar o gás do fundo do mar para terra, arrefecendo-o numa fábrica para depois o exportar por via marítima em estado líquido.

O projecto liderado pela TotalEnergies (consórcio da Área 1) avançou até a suspensão por tempo indeterminado após o ataque armado a Palma em Março de 2021. O outro projecto, liderado pela ExxonMobil e Eni (consórcio da Área 4), ainda não tem anúncio à vista.

Um terceiro projecto concluído e de menor dimensão pertence ao consórcio da Área 4 e consiste numa plataforma flutuante de captação e processamento de gás para exportação, directamente no mar, que iniciou suas operações em Novembro de 2022.

Noticias Relacionadas

GNL e Conteúdo Local: Como converter compromissos em ganhos para as PMEs

O relançamento dos projectos de Gás Natural Liquefeito (GNL)...

Syrah reforça capital para operação de grafite em Balama com novo desembolso da DFC

A subsidiária Twigg, da Syrah Resources, vai receber 8,5...

ENH e ExxonMobil reforçam parceria para desenvolvimento da indústria de hidrocarbonetos em Moçambique

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) e a ExxonMobil...

Sasol lidera Índice de Transparência no Sector Extractivo 2025

Kenmare Resources distinguida com o Prémio Padrão-Ouro de Excelência...