Tuesday, September 22, 2026
spot_img

TotalEnergies pretende reiniciar operações na bacia do Rovuma em Moçambique até o final do ano

Durante a apresentação dos resultados de 2023, o presidente da TotalEnergies, Patrick Pouyanné, anunciou que a empresa planeia retomar as actividades na bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado, até o final deste ano.

A petrolífera francesa suspendeu o projecto de construção de uma central para produção e exportação de gás natural em Março de 2021, devido à situação de insegurança causada pelos ataques terroristas.

Pouyanné afirmou que a empresa está monitorando a situação de perto para evitar um retorno prematuro que poderia resultar em novas evacuações. Ele destacou que há questões de engenharia a serem resolvidas, mas espera retomar o projecto até o final do ano.

Além disso, ele enfatizou que a TotalEnergies tem feito progressos com fornecedores e empreiteiros interessados em reactivar o projecto. A empresa está mobilizando os empreiteiros novamente e está próxima de estar pronta para retomar as obras. No entanto, é necessário reactivar as instituições financeiras em todo o mundo.

Moçambique possui três projectos de desenvolvimento aprovados para exploração das reservas de gás natural da bacia do Rovuma, consideradas entre as maiores do mundo. Dois desses projectos têm maior dimensão e prevêem canalizar o gás do fundo do mar para terra, arrefecendo-o numa fábrica para depois o exportar por via marítima em estado líquido.

O projecto liderado pela TotalEnergies (consórcio da Área 1) avançou até a suspensão por tempo indeterminado após o ataque armado a Palma em Março de 2021. O outro projecto, liderado pela ExxonMobil e Eni (consórcio da Área 4), ainda não tem anúncio à vista.

Um terceiro projecto concluído e de menor dimensão pertence ao consórcio da Área 4 e consiste numa plataforma flutuante de captação e processamento de gás para exportação, directamente no mar, que iniciou suas operações em Novembro de 2022.

Noticias Relacionadas

Eni prevê canalizar até 3 mil milhões de dólares para empresas moçambicanas

A italiana Eni prevê canalizar até 3 mil milhões...

Fórum Petróleo e Gás no Brasil: Chapo busca experiência de exploração em águas profundas

O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, foi o orador...

CTA propõe Conselho Nacional de Industrialização para transformação económica

No debate sobre “transformação estrutural rumo à independência económica”,...

Governo aprova financiamento de 7,2 mil milhões de dólares para Coral Norte FLNG

O Governo aprovou a estrutura de financiamento e os...