Wednesday, December 3, 2025
spot_img

AMER pretende garantir que até 2030, 19 milhões de moçambicanos tenham acesso à energia

A Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) pretende em garantir que 19 milhões de moçambicanos tenham acesso à energia fora da rede até 2030, o que representa cerca de 48% da população do país.

Durante a abertura do primeiro Fórum Bienal de Energia Fora da Rede, o presidente da AMER, Ricardo Pereira, destacou a colaboração da associação com o governo e outros parceiros para facilitar o acesso à electrificação em áreas remotas. A AMER actua como elo entre o governo, o sector privado e os parceiros multilaterais, buscando as melhores condições de electrificação para as comunidades.

Actualmente, a taxa de electrificação em Moçambique é de 51%, mas a AMER garante estar a trabalhar no sentido de alterar esse cenário nos próximos sete anos, conectando mais pessoas à rede eléctrica. As províncias de Niassa, Nampula e Cabo Delgado são as que apresentam as taxas mais baixas de electrificação e serão o ponto da atenção da associação.

Vale referir que o Fórum Bienal de Energia Fora da Rede, é um evento organizado pela AMER em parceria com a Unidade Integrada de Planificação e Cooperação para a Electrificação, reúne mais de 90 participantes, incluindo financiadores e dirigentes de entidades do sector energético. O evento está a decorrer em Maputo, desde o dia 26 de Fevereiro e termina hoje, 27 de Fevereiro.

Noticias Relacionadas

Moçambique prepara-se para inaugurar primeira fábrica nacional de gás de cozinha

O anúncio da inauguração da primeira fábrica nacional de processamento...

HCB reafirma plano de aumento da capacidade de produção de energia para 4.000 MW até 2034

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), responsável pela maior...

Reguladores da CPLP defendem cooperação para garantir segurança energética e reduzir cortes de electricidade

Os reguladores de energia da Comunidade dos Países de...

HCB Inicia a reabilitação da Central Sul

No âmbito do seu programa de modernização e reabilitação...