O porta-voz da Autoridade Reguladora das Comunicações (INCM), Massingue Apala, esclareceu recentemente em entrevista concedida à Televisão de Moçambique (TVM), que os preços das telecomunicações no país não aumentou, mas sim reduziu. Segundo Apala, a aprovação da Resolução n° 1/BR/CA/INCM/2024 resultou em uma redução nos preços dos serviços de telecomunicações, onde o custo por megabyte diminuiu de um metical para 0,72 cêntimos.
Apala argumentou que as tarifas actualmente praticadas estão abaixo do custo de serviço, refutando assim as informações divulgadas por alguns órgãos de comunicação social de que os serviços de internet e voz ficariam mais caros nos próximos dias. Ele esclareceu que as operadores desenvolverão pacotes dentro dos limites estabelecidos pelo INCM, variando de 0.6 até 0.72 cêntimos, e nenhum pacote entrará em vigor sem a aprovação da autoridade reguladora.
Essas declarações contradizem as alegações de aumento de preços, que sugeriam que os serviços de chamadas poderiam variar de 0.72 a 0.96 cêntimos/meticais por minuto, e os dados móveis custariam 0.71 centavos por megabyte, o que significaria um custo elevado para um gigabyte de dados.