Sábado, Maio 18, 2024
spot_img

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de Nova Iorque e Joanesburgo, divulgou um relatório destacando um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique nos nove meses findos em Março. Esse crescimento foi impulsionado pela entrada em operação de quatro novos poços durante o ano.

Apesar desse aumento, a produção no primeiro trimestre foi 3% menor em comparação com o ano anterior, devido à menor demanda das operações de downstream da empresa. A Sasol espera alcançar o limite superior de seu objectivo de gás para o ano, entre 113 e 119 mil milhões de pés cúbicos, após a produção de 89,7 mil milhões de pés cúbicos nos nove meses analisados.

No sector de hidrocarbonetos, a produtividade da Sasol aumentou 4% nos nove meses até Março. A empresa concluiu melhorias nas minas de Thubelisha e Shondoni, com a fase final de apetrechamentos na mina de Impumelelo em curso. A produção de carvão foi de 22,6 milhões de toneladas, ligeiramente inferior às 22,9 milhões de toneladas do período anterior.

Quanto aos combustíveis, os volumes de produção em Secunda foram 3% mais altos em relação ao ano anterior, apesar de uma redução nos volumes do primeiro trimestre, devido à diminuição da disponibilidade de equipamento e à instabilidade operacional. A Sasol espera que os volumes de produção para o ano inteiro fiquem entre 6,9 e 7,1 milhões de toneladas, abaixo da orientação inicial de 7 milhões a 7,3 milhões de toneladas.

As vendas de combustíveis líquidos permaneceram estáveis em comparação com o ano anterior, apesar do excesso de oferta no mercado sul-africano de gasóleo. A perspectiva de vendas para o ano permanece entre 51 e 54 milhões de barris, e a Sasol está proativamente gerindo o risco de excesso de oferta no mercado, confiando na recuperação lenta dos preços e da procura de produtos químicos nos principais mercados, em parte devido ao aumento dos preços do petróleo.

Entrevistas Relacionadas

PR destaca o papel do fundo soberano na gestão das receitas do gás

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, reiterou...

Eni reduziu 40% das emissões líquidas no sector de Upstream em 2023

Em comunicado divulgado em 15 de Maio de 2024,...

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...

MOPHRH divulga oportunidades de investimento na N1

O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos...