Sábado, Agosto 30, 2025
spot_img

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de Nova Iorque e Joanesburgo, divulgou um relatório destacando um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique nos nove meses findos em Março. Esse crescimento foi impulsionado pela entrada em operação de quatro novos poços durante o ano.

Apesar desse aumento, a produção no primeiro trimestre foi 3% menor em comparação com o ano anterior, devido à menor demanda das operações de downstream da empresa. A Sasol espera alcançar o limite superior de seu objectivo de gás para o ano, entre 113 e 119 mil milhões de pés cúbicos, após a produção de 89,7 mil milhões de pés cúbicos nos nove meses analisados.

No sector de hidrocarbonetos, a produtividade da Sasol aumentou 4% nos nove meses até Março. A empresa concluiu melhorias nas minas de Thubelisha e Shondoni, com a fase final de apetrechamentos na mina de Impumelelo em curso. A produção de carvão foi de 22,6 milhões de toneladas, ligeiramente inferior às 22,9 milhões de toneladas do período anterior.

Quanto aos combustíveis, os volumes de produção em Secunda foram 3% mais altos em relação ao ano anterior, apesar de uma redução nos volumes do primeiro trimestre, devido à diminuição da disponibilidade de equipamento e à instabilidade operacional. A Sasol espera que os volumes de produção para o ano inteiro fiquem entre 6,9 e 7,1 milhões de toneladas, abaixo da orientação inicial de 7 milhões a 7,3 milhões de toneladas.

As vendas de combustíveis líquidos permaneceram estáveis em comparação com o ano anterior, apesar do excesso de oferta no mercado sul-africano de gasóleo. A perspectiva de vendas para o ano permanece entre 51 e 54 milhões de barris, e a Sasol está proativamente gerindo o risco de excesso de oferta no mercado, confiando na recuperação lenta dos preços e da procura de produtos químicos nos principais mercados, em parte devido ao aumento dos preços do petróleo.

Noticias Relacionadas

Novo conjunto de talentos são formados e integrados na equipa da Vodacom Mocambique.

A Vodacom Moçambique celebrou a conclusão da turma 2023...

Quais as implicações se Moçambique não sair da lista cinzenta do GAFI?

Por: Simão Djedje Moçambique está hoje na chamada lista cinzenta...

Técnica Industrial conquista tripla certificação e consolida posição de referência nacional

A Técnica Industrial, empresa automóvel do Grupo JFS, acaba...

ENH quer assumir operação directa de projectos de exploração de gás em Moçambique

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) pretende passar de simples...