Monday, January 26, 2026
spot_img

Balança comercial reflecte um aumento nas exportações de gás natural liquefeito (GNL)

Em 2023, o défice da balança comercial reduziu significativamente para cerca de USD 903 milhões, quando comparado com o período homólogo, reflectindo, essencialmente, o aumento das exportações de gás natural liquefeito (GNL) em Moçambique.

No que concerne às importações, verificouse uma minoração derivada, em grande medida, da redução significativa do volume de maquinaria importada em 2022 (que foi impelida pela chegada da plataforma flutuante do projecto Coral Sul FLNG, avaliado em USD 4,2 mil milhões), assim como a depreciação do preço do Brent, penalizado pela redução da procura, na sequência do abrandamento da actividade económica a nível global, como resultado da postura restritiva de política monetária adoptada por diversos Bancos Centrais.

O volume de exportações reduziu ligeiramente, com destaque para o carvão mineral e o alumínio, reflectindo a redução do preço destas commodities no Mercado internacional. Esta performance foi compensada pelo aumento das exportações do GNL decorrente do incremento da produção do projecto Coral Sul FLNG, na área 4 da Bacia do Rovuma, que iniciou em finais de 2022.

Ao longo de 2023, Moçambique registou um aumento do Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em cerca de 2%, face ao período homólogo, derivado do incremento de investimentos em Grandes Projectos em cerca de USD 158,6 milhões, sobretudo da indústria extractiva.

Noticias Relacionadas

Moçambique mantém abertura ao investimento estrangeiro e melhora perspectivas comerciais

Moçambique continua a afirmar-se como um destino aberto ao...

Oportunidades para estar atento em Angola e Moçambique

Angola e Moçambique continuam a afirmar-se como os principais...

Principais alterações aos regimes do IRPC, IRPS e IVA em Moçambique

Alterações do Código do IRPC em Moçambique  Sumário Executivo A alteração...

Juros da dívida de Moçambique com maior queda desde 2018

Os juros da dívida de Moçambique conheceram a maior...