A Electricidade de Moçambique (EDM) anunciou nesta Quarta-feira, 8 de Maio, que registou, em 2023, pelo terceiro ano consecutivo, resultados líquidos positivos na ordem de 4,8 mil milhões de meticais.
Os resultados foram aprovados em sede da Assembleia Geral Ordinária, realizada na Terça-feira, 7 de Maio, que também destacou o incremento do Volume de Negócios da empresa em 14%, passando de 46,8 mil milhões de meticais em 2022 para os actuais 53,1 mil milhões de meticais em 2023.
Durante o mesmo período, o nível de Perdas Totais de Energia, decorrentes sobretudo de roubos, reduziu em dois pontos percentuais, saindo de 28% em 2022 para 26% em 2023. Esta redução, a mais acentuada nos últimos quatro anos, teve um peso significativo no aumento da receita da empresa e responde ao desafio estabelecido pelo Governo de melhoria contínua de excelência operacional.
Os projectos de Expansão da Rede Eléctrica Nacional (REN) e Massificação de Novas Ligações garantiram que mais 395,732 novos consumidores passassem a beneficiar de energia eléctrica pela primeira vez, incluindo as comunidades de 11 sedes de postos administrativos. Com efeito, o número de clientes da EDM passou de 2,9 milhões em 2022 para 3,2 milhões em 2023, representando um crescimento de 9%.
Estes avanços contribuíram para o aumento em três pontos percentuais da Taxa de Acesso Doméstico da População à energia eléctrica, dentro da rede, que passou de 43% em 2022 para 46% em 2023.
Apesar dos resultados satisfatórios, a EDM continua a registar prejuízos decorrentes da vandalização de infra-estruturas eléctricas e roubo de energia que em 2023 se cifrou em 5,8 mil milhões meticais.
Durante a reunião, o Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE), representante do accionista, apreciou positivamente o desempenho da Electricidade de Moçambique, considerando a empresa um exemplo de gestão ao nível do Sector Empresarial de Estado (SEE).