Quinta-feira, Dezembro 26, 2024
spot_img

Empresa Sul-Coreana garante contrato de 31,1 milhões de dólares para modernizar a rede eléctrica em Moçambique

A sul-coreana Hyosung Heavy Industries garantiu um contrato significativo para fornecer equipamentos de energia e expandir subestações eléctricas em Moçambique. O documento, avaliado em 31,1 milhões de dólares (1,9 mil milhões de meticais), foi assinado nesta Terça-feira, 4 de Junho, em Seul, à margem da cimeira Coreia-África.

“O acordo firmado com a empresa estatal Electricidade de Moçambique (EDM) visa modernizar a infra-estrutura energética do País através da substituição e expansão de transformadores e equipamentos de subestações obsoletos”, avançou uma publicação do Business Korea.

Segundo o site, a Hyosung Heavy Industries fornecerá e substituirá 14 unidades de transformadores de ultra-alta tensão de 220 kV até 2029, e melhorará e aumentará a capacidade das subestações existentes. O portal salienta que a companhia sul-coreana tem sido “reconhecida pelas suas capacidades técnicas no mercado africano, tendo concluído vários projectos ao longo da última década”.

“A empresa entrou pela primeira vez no mercado energético africano em 2013 com um projecto-chave na província de Gaza, no sul de Moçambique, que incluiu a construção de uma subestação de Aparelhagem Isolada a Gás (GIS) e a expansão de uma subestação de Aparelhagem Isolada a Ar (AIS)”, explicou Woo Tae-hee, CEO da Hyosung Heavy Industries.

De acordo com a informação partilhada, a instituição possui uma subsidiária na África do Sul e já participou no fornecimento de equipamentos de energia e em projectos de construção de subestações na Namíbia, Etiópia, África do Sul e Tanzânia. “Nos últimos três anos, o valor dos pedidos da empresa na região africana ultrapassou 363,3 milhões de dólares.

“A Hyosung Heavy Industries está a expandir o seu domínio no mercado global, concentrando-se nos mercados dos Estados Unidos da America e da Europa, ao mesmo tempo que visa activamente explorar novos mercados no Médio Oriente, África e Oceânia. Com este contrato com Moçambique, pretendemos tornar-nos num fornecedor de primeira classe no mercado energético africano”, concluiu Woo Tae-hee.

Noticias Relacionadas

Estudo de viabilidade destaca oportunidades e desafios para o mercado dos biocombustíveis

Um estudo de viabilidade sobre o mercado de biocombustíveis...

Mercado ressente-se da escassez de combustível

O mercado nacional está a sofrer com uma escassez...

Produção de energia solar cresceu 28.9%

A produção de eletricidade através de parques solares em...

Moçambique na rota da transição energética: O Papel do gás natural e das energias renováveis

Moçambique está a emergir como um actor-chave no cenário...