Saturday, February 14, 2026
spot_img

MRG Metals cria Joint Venture com Sinowin para exploração de areias pesadas no país

A MRG Metals, listada na ASX (Bolsa de Valores da Austrália), firmou um acordo vinculativo de joint venture (JV) com as empresas chinesas de investimento, Sinowin Lithium e Sinowin Lithium Cobalt (SLC), para o desenvolvimento de projectos de areias pesadas no Corredor de Moçambique, incluindo áreas no Centro e Sul do país, além de outros projectos de areias minerais pesadas (HMS – Heavy Metal Sands) em Moçambique, conforme relata o portal de notícias Engineering News nesta Quinta-feira, 13 de Junho.

Conforme estabelecido no acordo da JV, a MRG estará isenta de todas as despesas de capital e operacionais até que a produção atinja 440 mil toneladas por ano (t/ano).

Inicialmente, a mineradora deterá uma participação de 30% na JV durante a fase inicial, com uma produção de 110 mil toneladas por ano de concentrado, reduzindo para 20% à medida que a produção aumentar para 440 mil toneladas por ano.

Antes deste acordo vinculativo, MRG e SLC haviam assinado um memorando de entendimento não vinculativo (MoU) em 6 de Março. Em seguida, equipes geológicas, de construção e de design da SLC foram enviadas a Moçambique em Abril para realizar a diligência e iniciar o trabalho de design.

A diligência foi concluída com sucesso no início de Maio, e as partes trabalharam em conjunto para finalizar o acordo formal da JV, garantindo que estivesse alinhado com os termos do MoU. “A SLC traz uma experiência significativa em mineração e capacidade de capital após seu investimento bem-sucedido na mina de lítio Moblan, buscando novas oportunidades de desenvolvimento com escopo e vantagens ainda maiores para replicar esse sucesso”, disse o presidente da MRG, Andrew van der Zwan.

Van der Zwan destacou que, apesar dos desafios, a MRG manteve seu foco no avanço dos projetos ‘Corridor Sands’, que possuem vastos recursos e uma infra-estrutura sólida, incluindo acesso à água, electricidade, mão-de-obra e proximidade com o porto.

A SLC efectuara um pagamento inicial de cinco milhões de meticais (80 mil dólares) ao longo de dois meses para apoiar as operações da empresa, destinado a obter licenças mineiras e desenvolver o projecto. Após a formalização da JV, a SLC fará um investimento inicial de 189 milhões de meticais (três milhões de dólares), seguido por outro investimento de igual valor.

Noticias Relacionadas

Monte Muambe projectado para produzir 15.000 toneladas anuais de terras raras com apoio dos EUA

Os Estados Unidos da América confirmaram oficialmente o seu...

Top 10 riscos e oportunidades de negócio para a mineração e metais em 2026

O relatório do ano passado evidenciou uma mudança no...

Kenmare quer aumentar compra de serviços nacionais

A mineradora irlandesa, Kenmare Resources, queixa-se da fraca participação...

VII Feira Anual de Gemas decorre em Nampula com foco na luta contra a mineração ilegal

O Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), através...