google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Terça-feira, Julho 1, 2025
spot_img

Reservas bancárias registaram queda pelo segundo mês consecutivo

O Banco de Moçambique (BdM) avançou que as reservas feitas pelos bancos moçambicanos  observaram uma queda pelo segundo mês consecutivo, situando-se nos 251,1 mil milhões de meticais (3,8 mil milhões de dólares) em Maio.

O relatório estatístico da instituição recordou que, em Março, o volume destas reservas verificou um recorde ao fixar-se nos 255,1 mil milhões de meticais, condição que começou a alterar-se em Abril, após queda para 254, 2 mil milhões de meticais.

“As reservas obrigatórias dos bancos comerciais estavam fixadas no coeficiente de 10,5% em moeda nacional e 11% em moeda estrangeira no início de Janeiro de 2023”, explicou o documento, divulgado nesta Quinta-feira, 11 de Julho, pela Lusa.

De acordo com o banco central, “nos primeiros seis meses do ano passado, o Banco de Moçambique aumentou por duas vezes esse coeficiente, com o argumento de ser necessário para absorver a liquidez excessiva no sistema bancário, com potencial de gerar uma pressão inflacionária”.

“O último desses aumentos aconteceu em Junho, chegando a 39% dos depósitos em moeda nacional e 39,5% no caso de moeda estrangeira a ficarem em reserva bancária”, acrescentou.

Após este aumento, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) considerou que a decisão tornava ainda mais caro contrair financiamento bancário, mecanismo essencial numa economia de Pequenas e Médias Empresas.

Na mesma ocasião, economistas nacionais consideraram “nociva” para as empresas a decisão do BdM de aumentar os coeficientes de reservas obrigatórias, assinalando que a medida “não vai resolver” a espiral de inflação, porque esta “variável” é condicionada por “problemas estruturais”.

Noticias Relacionadas

Moçambique entre os 10 países africanos com maior melhoria no Saldo Orçamental em 2025

Moçambique integra a lista das dez economias africanas que...

IDE em África cresce 75% e atinge novo recorde

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África registou um...

Liberalização gradual da conta capital deverá atrair mais de 88 mil milhões de meticais em divisas em 2025

Ministra Carla Louveira defende liberalização da conta capital...

BdM: Exportações de bens renderam a Moçambique 8,2 mil milhões de dólares em 2024

As vendas de bens realizadas pela economia moçambicana para...