Sexta-feira, Maio 9, 2025
spot_img

Vulcan inicia construção da Central Térmica de 300 MW na mina de carvão moatize

A Vulcan realizou, na última quarta-feira, 17 de julho, a cerimónia de arranque das obras de construção da Central Térmica de 300 megawatts (MW), parte integrante do inovador Projecto de Transformação de Resíduos de Carvão em Energia, conhecido como “Waste To Energy”, na Mina de Carvão Moatize.

Este evento marca um momento histórico para a Vulcan e para a região, pois o projecto visa transformar mais de 20 milhões de toneladas de resíduos de carvão gerados anualmente na mina em energia eléctrica. Esta energia será utilizada tanto para alimentar as operações da mina quanto para beneficiar as comunidades locais.

O projecto está totalmente comprometido com o crescimento inclusivo, destacando-se pelos seus impactos social, económico e ambiental. A transformação de rejeitos de carvão em energia eléctrica não só promove a sustentabilidade ambiental ao reduzir a quantidade de resíduos, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico local através da criação de emprego e fornecimento de energia sustentável para as comunidades circunvizinhas.

A central térmica de 300 MW é um passo significativo rumo a um futuro mais sustentável e próspero, reflectindo o compromisso da Vulcan com soluções inovadoras e sustentáveis que beneficiem a economia e o meio ambiente.

Noticias Relacionadas

Plano “Energia para Todos” requer investimento de 2,3 mil milhões USD até 2030

O Governo moçambicano, através do Ministério dos Recursos Minerais...

Moçambique e Brasil com potencial para liderar transição energética na CPLP

A presidente da Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER),...

Governo quer atrair mais de 5 milhões de dólares em investimento para energia limpa

O Governo está a preparar uma carteira de projectos...

Maputo acolhe RENMOZ 2025 e reforça papel na transição energética

A cidade de Maputo será palco da maior conferência...