Terça-feira, Outubro 15, 2024
spot_img

Parceria tripartida assinada para a gestão da bacia hidrográfica do Rovuma

Os Governos de Moçambique, Maláui e Tanzânia firmaram esta Quarta-feira (31) um memorando de entendimento para a gestão conjunta dos recursos da bacia hidrográfica do Rovuma, com o objectivo de maximizar os benefícios socioeconómicos para as comunidades locais, informou a Rádio Moçambique (RM).

Durante a assinatura, que ocorreu em Dar es Salaam, na República Unida da Tanzânia, o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, destacou que o memorando prevê a elaboração e execução de projectos regionais que trarão benefícios significativos para as comunidades ao longo da bacia do Rovuma.

Por sua vez, a ministra da Água e Saneamento do Maláui, Abida Mia, afirmou que a colaboração entre os três países criará condições para mitigar o impacto de eventos climáticos extremos, como o fenómeno El Niño.

Para concluir, o ministro da Água da República Unida da Tanzânia, Jumaa Aweso, acrescentou que o memorando promoverá a implementação de medidas para garantir a segurança hídrica na região.

A assinatura do memorando teve a co-organização da União Internacional para a Conservação da Natureza, da Sociedade Alemã para a Internacionalização e da parceria global para a água.

Este acordo tripartido é um marco significativo na cooperação regional para a gestão sustentável dos recursos hídricos, visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações que dependem da bacia do Rovuma.

Entrevistas Relacionadas

ARENE lança plataforma digital para modernizar a fiscalização no sector de energia em Moçambique

A Autoridade Reguladora de Energia (ARENE) deu um passo...

Governo aprovou  a aquisição Maioritária da hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa pela EDM

O Governo de Moçambique aprovou, nesta Quinta-feira (12), uma...

EDM lança linha telefónica para reduzir tempo de reparação de avarias

A Electricidade de Moçambique (EDM) anunciou o lançamento de...

Produção energética cresce 15,3% no primeiro semestre

A produção de energia em Moçambique registou um aumento...