Quinta-feira, Setembro 19, 2024
spot_img

Filipe Nyusi destaca avanços na electrificação do país durante o seu mandato

No último informe à nação, apresentado esta Quarta-feira (7) na Assembleia da República, em Maputo, o Presidente da República, Filipe Nyusi, destacou o crescimento significativo da cobertura eléctrica no país, que aumentou de 51% para 64% entre 2015 e 2023.

O chefe de Estado sublinhou o compromisso assumido em seu discurso inaugural, em Janeiro de 2015, no qual prometeu investir em “programas e estratégias de desenvolvimento baseados nos distritos e localidades, onde o nosso povo vive e enfrenta problemas reais, capitalizando as potencialidades e oportunidades de cada zona”, recordou.

Durante o discurso, Filipe Nyusi enfatizou as iniciativas governamentais voltadas à construção e manutenção de infra-estruturas, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida da população. O Presidente mencionou alguns dos avanços alcançados nos últimos anos, incluindo a electrificação das sedes distritais e a expansão do fornecimento de energia para as sedes de postos administrativos.

“A taxa de cobertura de electricidade no nosso país mais do que duplicou entre 2015 e 2023. Quando tomei posse em 2015, a nossa EDM tinha menos de 1,5 milhões de clientes; no ano passado, 2023, o número de clientes passou para 3,2 milhões”, revelou o Presidente, destacando ainda que Moçambique está a trabalhar para se tornar uma fonte de energia para toda a região austral do continente. “Já não é uma promessa, é uma certeza”, afirmou.

Nyusi frisou que “nenhum país, nenhuma economia pode ser sustentável sem uma rede de infra-estruturas que se estenda a todo o território nacional”, destacando a importância do investimento nos distritos, localidades e na população como um todo.

O Presidente também assegurou que a construção de uma base de apoio ao desenvolvimento é um dos legados da sua governação, promovendo energia, água, construção de escolas, hospitais, estradas e pontes. “A nossa administração está empenhada em continuar a melhorar as condições de vida da população, garantindo infra-estruturas e serviços essenciais em todas as regiões do país”, concluiu Nyusi.

Entrevistas Relacionadas

Governo aprovou  a aquisição Maioritária da hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa pela EDM

O Governo de Moçambique aprovou, nesta Quinta-feira (12), uma...

EDM lança linha telefónica para reduzir tempo de reparação de avarias

A Electricidade de Moçambique (EDM) anunciou o lançamento de...

Produção energética cresce 15,3% no primeiro semestre

A produção de energia em Moçambique registou um aumento...

Governo concede concessão da primeira central eólica de Moçambique a Globeleq e Source energia

O Governo de Moçambique concedeu oficialmente a gestão da...