Quarta-feira, Dezembro 18, 2024
spot_img

Turismo moçambicano impulsiona economia, contribuindo com mais de 4% do PIB

O Presidente da República, Filipe Nyusi, destacou o crescimento significativo do sector do turismo em Moçambique, durante a abertura da 10.ª edição da Feira Internacional de Turismo (FIKANI), realizada esta Quinta-feira, 8 de Agosto, no Centro Cultural Moçambique-China. Segundo o chefe do Estado, o turismo duplicou sua contribuição ao Produto Interno Bruto (PIB), alcançando 4,02% em 2023, em comparação com 2,46% em 2021.

Nyusi atribuiu este crescimento ao relaxamento das políticas de vistos e à isenção de vistos para turistas de 29 países, implementada desde Maio de 2022. “O fluxo de turistas nos vários segmentos aponta para uma tendência de crescimento das chegadas internacionais”, afirmou o Presidente, acrescentando que as receitas do turismo internacional atingiram 13,9 mil milhões de meticais (221 milhões de dólares) em 2023, um aumento de mais de 10% em relação a 2022.

Além do aumento das receitas, Nyusi destacou a contribuição do turismo nas reservas e parques nacionais, onde a receita subiu para 227 milhões de meticais (3,52 milhões de dólares), dos quais 20% beneficiaram as comunidades locais. O Presidente mencionou também a importância da edificação de infra-estruturas como estradas, pontes e hospitais, essenciais para o desenvolvimento do turismo no país.

Na FIKANI 2023, que se estenderá até o dia 11 de Agosto e espera receber 6500 participantes e mais de 220 expositores, Nyusi reforçou que Moçambique tem potencial para se impor no turismo internacional, apostando na qualidade e na diferenciação dos seus produtos e serviços. Apesar da queda de 43,3% no número de turistas em relação a 2019, os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) indicam que o turismo ainda desempenha um papel crucial na economia moçambicana.

Noticias Relacionadas

Mais de 13 000 reservas turísticas canceladas no Sul devido aos protestos

Mais de 13.000 reservas turísticas canceladas na província de...

Projecto TRILAND: INATUR e parceiros regionais impulsionam turismo transfronteiriço na África Austral

O Instituto Nacional do Turismo (INATUR) participou, da primeira...

Moçambique acolhe em Dezembro, a segunda edição do Projecto Triland

Os operadores turísticos baseados em Moçambique comprometem-se a contribuir...

Turismo moçambicano atinge 940 milhões de dólares em investimentos em 2023

O sector do turismo em Moçambique continua a demonstrar...