Quinta-feira, Setembro 19, 2024
spot_img

Turismo moçambicano impulsiona economia, contribuindo com mais de 4% do PIB

O Presidente da República, Filipe Nyusi, destacou o crescimento significativo do sector do turismo em Moçambique, durante a abertura da 10.ª edição da Feira Internacional de Turismo (FIKANI), realizada esta Quinta-feira, 8 de Agosto, no Centro Cultural Moçambique-China. Segundo o chefe do Estado, o turismo duplicou sua contribuição ao Produto Interno Bruto (PIB), alcançando 4,02% em 2023, em comparação com 2,46% em 2021.

Nyusi atribuiu este crescimento ao relaxamento das políticas de vistos e à isenção de vistos para turistas de 29 países, implementada desde Maio de 2022. “O fluxo de turistas nos vários segmentos aponta para uma tendência de crescimento das chegadas internacionais”, afirmou o Presidente, acrescentando que as receitas do turismo internacional atingiram 13,9 mil milhões de meticais (221 milhões de dólares) em 2023, um aumento de mais de 10% em relação a 2022.

Além do aumento das receitas, Nyusi destacou a contribuição do turismo nas reservas e parques nacionais, onde a receita subiu para 227 milhões de meticais (3,52 milhões de dólares), dos quais 20% beneficiaram as comunidades locais. O Presidente mencionou também a importância da edificação de infra-estruturas como estradas, pontes e hospitais, essenciais para o desenvolvimento do turismo no país.

Na FIKANI 2023, que se estenderá até o dia 11 de Agosto e espera receber 6500 participantes e mais de 220 expositores, Nyusi reforçou que Moçambique tem potencial para se impor no turismo internacional, apostando na qualidade e na diferenciação dos seus produtos e serviços. Apesar da queda de 43,3% no número de turistas em relação a 2019, os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) indicam que o turismo ainda desempenha um papel crucial na economia moçambicana.

Entrevistas Relacionadas

Turismo moçambicano atinge 940 milhões de dólares em investimentos em 2023

O sector do turismo em Moçambique continua a demonstrar...

Reabilitação da N240 vai aumentar o fluxo de turistas em Vilankulo

O distrito de Vilankulo é um destino inquestionável, no...

Inhambane regista investimentos de 597 milhões de dólares no turismo em cinco anos

Nos últimos cinco anos, a província de Inhambane, situada...

Vai a leilão propriedade turística em Cabo Delgado avaliada em 449 mil dólares

Uma propriedade turística localizada na província de Cabo Delgado,...