A Carteira Móvel – mKesh, operadora do serviço de moeda electrónica, registou, em 2023, um crescimento exponencial de transacções e da base de clientes, na sequência da modernização do serviço, através da implementação da plataforma da Ericsson, líder mundial do sector.
Esta solução tecnológica contribuiu para a ampliação do manancial de transacções financeiras do mKesh e, desta forma, para o desenvolvimento económico e digital do País.
Com esta modernização tecnológica, o serviço mKesh prevê a introdução, em meados de Agosto, e com exclusividade no mercado, da venda de pacotes ilimitados de voz e dados, bem como pagamento de facturas da operadora de telecomunicações Moçambique Telecom (Tmcel), através do mKesh.
“Estamos comprometidos com a inclusão financeira, daí que temos incentivado as pessoas a usar os nossos serviços para efectuar pagamentos de facturas de água, energia eléctrica, entre outros, e isso configura um ecossistema gerado no levantamento e depósito de dinheiro”, sustenta Celso Ferreira, director geral da Carteira Móvel.
Ainda na vertente da aposta na inovação, Celso Ferreira adianta que o mKesh vai, igualmente, implementar, a breve trecho, o serviço de entidade e referência para simplificar o pagamento de propinas nas instituições de ensino no País.
O serviço de entidade e referência permitirá igualmente o recarregamento de cartões de portagem e o pagamento de propinas, evitando, deste modo, a deslocação aos bancos e o dispêndio de tempo.
Entretanto, para garantir que os clientes da Carteira Móvel tenham a liberdade de gerir as suas finanças de forma simples e económica, todas as transferências entre si, assim como pagamentos de facturas de água, energia eléctrica, subscrição de televisão (ZAP, TVCABO, Startimes e TMT) e as compras no mKesh estão livres de cobrança de taxas.