Sábado, Novembro 9, 2024
spot_img

Bolsa prevê mais empresas cotadas este ano

O presidente da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), Salim Valá, disse hoje ser “previsível” que novas empresas sejam admitidas à cotação até ao final do ano para se juntarem às 16 actualmente transaccionadas.

“Várias empresas comunicaram à BVM neste ano sua intenção de serem listadas, e atualmente estão em fase de adaptação e preparação, então é esperado que possamos ter algumas empresas listadas até o final do ano”, disse Valá em uma avaliação da atividade da bolsa de valores no primeiro semestre do ano.

No início de 2023, a BVM tinha 12 empresas listadas e, ao longo do ano, mais quatro se juntaram ao portfólio, como a WEIYUE (consultoria e gestão), Zaya Group (indústria avícola), Trassus (comércio de móveis) e RGS AGRO (açúcar).

“Nossa experiência nos ensina que o crescimento do mercado de ações não pode depender exclusivamente da escolha voluntária das empresas, mas deve contar também com o papel indutor do Estado. Empresas de alta relevância econômica no país devem contribuir para o crescimento do mercado”, ressaltou Valá.

Valá defendeu ainda que “empresas saudáveis” do setor empresarial estatal, empresas obrigadas a abrir o seu capital, bancos, seguradoras, operadoras de telefonia móvel, empresas de cimento, empresas da indústria extrativa e outras empresas que explorem recursos naturais “devem ser admitidas à cotação”, ainda que apenas “por uma percentagem mínima do seu capital social”.

Entrevistas Relacionadas

Banco de Moçambique pode suspender cortes na taxa de juro devido a tensões pós-eleitorais, alerta Standard Bank

As manifestações convocadas pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane para...

Moçambique regista crescimento acentuado em Índice Global de Cibersegurança da ITU

Moçambique apresentou um avanço significativo no Índice Global de...

Fundo catalítico de inovação investirá 15 milhões de dólares em 100 PME,s em Moçambique

O Fundo Catalítico de Inovação e Demonstração (FCID) anunciou...

Greves em 7 dias podem causar prejuízos de mais 163 milhões de dólares

As greves convocadas por Venâncio Mondlane, candidato presidencial do...