Wednesday, September 2, 2026
spot_img

Lançada a Associação das Agências Moçambicanas de Emprego (AMAE)

Foi oficialmente lançada esta quarta-feira (21) a Associação das Agências Moçambicanas de Emprego (AMAE), com o objectivo de colaborar com o Governo na formação de competências exigidas pelo mercado de trabalho, defender os interesses dos seus associados e combater o recrutamento de mão-de-obra infantil. A cerimónia de lançamento ocorreu juntamente com a Feira de Emprego e contou com a presença de diversas autoridades e representantes do sector empresarial.

Durante o evento, a Presidente da AMAE, Luísa Mboana Honwana, destacou a importância das agências de emprego na dinâmica do mercado de trabalho em Moçambique. Segundo ela, essas agências desempenham um papel crucial na promoção da transparência e eficiência na intermediação de emprego, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico do país.

O Presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Agostinho Vuma, também esteve presente e sublinhou que o lançamento da AMAE é um símbolo de resiliência e um passo importante para o fortalecimento do associativismo empresarial no país. Vuma sublinhou que a criação da AMAE demonstra o compromisso contínuo de fortalecer o movimento associativo empresarial através da criação de uma plataforma sectorial que acompanha de perto as preocupações do sector, especialmente no âmbito do diálogo público-privado.

Vuma também destacou a participação activa dos membros da AMAE no processo de auscultação relacionado à regulamentação da nova Lei do Trabalho. Ademais, o expoente máximo da CTA frisou a importância da contribuição das agências de emprego nas discussões sobre a proposta de Regulamento das Agências Privadas de Emprego e a Proposta de Regulamento sobre os Mecanismos e Procedimentos para a Contratação de Mão-de-Obra Estrangeira. Ambos os regulamentos foram apreciados positivamente na sessão Plenária Extraordinária da Comissão Consultiva do Trabalho (CCT), realizada no dia 19 de agosto, e estão actualmente em processo de submissão ao Conselho de Ministros.

“Esperamos que a proposta de regulamento das Agências Privadas de Emprego, ainda em fase de harmonização, esteja alinhada com o espírito do regulamento em discussão na Comissão Consultiva do Trabalho. Convidamos, mais uma vez, os membros da AMAE a participarem ativamente no processo de revisão, para que o documento final possa salvaguardar, sobretudo, os interesses e objetivos do setor privado”, concluiu Agostinho Vuma.

Noticias Relacionadas

Francesco Gasparri assume Direcção-Geral Upstream da Mozambique Rovuma Venture

A Mozambique Rovuma Venture (MRV) anunciou Francesco Gasparri como...

Felisberto Navalha toma posse, esta quarta-feira, como Governador do Banco Central

Com a cerimónia de investidura marcada para quarta-feira (02/09),...

Secretário de Estado da Economia de Portugal e Embaixadora dos EUA visitam o stand da PROFILE na FACIM 2026

Por ocasião da abertura da 61.ª edição da FACIM,...

O Standard Bank Luju Food & Lifestyle Festival fortalece a parceria criativa entre Moçambique e Eswatini

O talento criativo moçambicano voltará a ocupar o lugar...