Wednesday, December 3, 2025
spot_img

Gemfields regista receita de 2,3 milhões de dólares em leilão de rubis e safiras de Montepuez

A Gemfields, empresa listada na Bolsa de Londres e líder mundial na mineração e comercialização de pedras preciosas coloridas, anunciou a obtenção de receitas totais de 2,3 milhões de dólares em um leilão realizado neste mês de Setembro. O evento envolveu a venda de rubis, safiras e corindo de qualidade comercial extraídos da mina Montepuez Ruby Mining (MRM), localizada na província de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique.

O leilão, que ocorreu entre os dias 2 e 4 de Setembro, contou com a oferta de 5,7 milhões de quilates distribuídos em dez lotes, todos vendidos integralmente. O preço médio alcançado foi de 0,41 dólares por quilate, destacando a robusta procura pelos materiais comercializados, conforme informado pela Gemfields em comunicado à imprensa.

Adrian Banks, director-executivo de Produto e Vendas da Gemfields, expressou gratidão aos participantes do leilão e destacou o sucesso do evento, mesmo sendo um leilão breve de três dias. “A maior parte da oferta consistiu em corindo e safira, considerados subprodutos da MRM. Apesar disso, o leilão atraiu uma forte afluência e demanda robusta”, comentou Banks.

O executivo enfatizou que o volume significativo do produto bruto vendido a preços mais baixos beneficiará as fábricas nos centros de corte em Chanthaburi, na Tailândia, e em Jaipur, na Índia. Ele também agradeceu ao governo moçambicano e aos parceiros da Mwiriti pelos resultados satisfatórios alcançados. Todas as receitas do leilão serão repatriadas para Moçambique, com os royalties devidos ao governo sendo pagos integralmente.

A Gemfields revelou recentemente que, desde o início das operações em 2012, a exploração de rubis na MRM gerou receitas de mil milhões de dólares (63,2 mil milhões de meticais). Em 2023, a empresa obteve uma receita total de 151,3 milhões de dólares (9,5 mil milhões de meticais) apenas com a mineração de rubis. Além de ser uma referência na mineração de rubis, a Gemfields detém 75% da mina de esmeraldas Kagem, na Zâmbia, e possui licenças de amostragem a granel na Etiópia.

Com uma forte presença no mercado global, a Gemfields continua a consolidar sua posição como líder na mineração responsável e comercialização de pedras preciosas, contribuindo significativamente para as economias locais onde opera.

Noticias Relacionadas

Kenmare quer aumentar compra de serviços nacionais

A mineradora irlandesa, Kenmare Resources, queixa-se da fraca participação...

VII Feira Anual de Gemas decorre em Nampula com foco na luta contra a mineração ilegal

O Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), através...

Arrancam estudos geotécnicos e geofísicos do projecto Mphanda Nkuwa

Arrancam ainda este mês os estudos geotécnicos e geofísicos...

Moçambique emitiu até Junho mais de 1800 títulos mineiros

O Governo, através do Ministério dos Recursos Minerais e...