Quarta-feira, Outubro 16, 2024
spot_img

Epsilon eMobility impulsiona a mobilidade sustentável em Moçambique

Foi lançada recentemente, a Epsilon eMobility, uma iniciativa empresarial inovadora co-financiada pelo programa BRILHO, financiado pelos governos do Reino Unido e da Suécia e implementado pela SNV.

Este projecto promissor tem como objectivo redefinir a mobilidade em Moçambique, promovendo soluções de transporte mais ecológicas e sustentáveis.

A iniciativa visa não apenas reduzir as emissões de carbono, mas também melhorar a acessibilidade e a qualidade de vida de milhares de moçambicanos. Com a introdução de opções de transporte mais limpas e eficientes, o projecto criará oportunidades de emprego e geração de renda para jovens e populações de baixa renda, contribuindo consideravelmente para o desenvolvimento social e económico do país.

Em colaboração com a Agência Metropolitana de Maputo (AMT), a Epsilon eMobility planeia introduzir e operar uma frota de 150 veículos eléctricos, incluindo motorizadas e Tuk-Tuks, que serão atendidos por três estações de troca de baterias alimentadas por energia solar.

Esta é uma medida prática e concreta que aproxima Moçambique da concretização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030, ao mesmo tempo que promove um futuro mais verde e acessível para todos.

De referir que o projecto é um marco importante no esforço global para reduzir o impacto ambiental dos transportes, ao mesmo tempo que melhora a mobilidade urbana e cria um modelo de negócio sustentável para o país.

Entrevistas Relacionadas

DP World planeia novos investimentos logísticos e portuários

A DP World está a planear novos investimentos em...

Menzies Aviation expande a sua presença em África com novas instalações de carga em Moçambique

A Menzies Aviation, o principal parceiro de serviços para...

Capacidade de exportação do porto da Beira cresce com a inauguração de estaleiro frigorífico

O Porto da Beira, uma das principais infra-estruturas portuárias...

REVIMO ‘rendeu’ 1,2 Mil milhões de meticais em impostos nos últimos cinco anos

A Rede Viária de Moçambique (REVIMO) já pagou 1,2...