Terça-feira, Outubro 15, 2024
spot_img

ARENE lança plataforma digital para modernizar a fiscalização no sector de energia em Moçambique

A Autoridade Reguladora de Energia (ARENE) deu um passo significativo em direcção à digitalização com a introdução de uma nova plataforma digital destinada a aprimorar a fiscalização no sector energético em Moçambique. Segundo um comunicado da instituição, essa ferramenta permitirá a gestão digital dos processos relacionados à supervisão, inspecção e sanção das empresas do sector, abrangendo todas as províncias do país.

Com a implementação dessa infra-estrutura digital, a ARENE visa garantir que as empresas reguladas cumpram rigorosamente os princípios e normas aplicáveis ao sector energético. A digitalização busca acelerar a desburocratização, assegurar respostas em tempo útil e promover a transparência nas operações.

A iniciativa foi formalmente apresentada durante a primeira edição da Reunião de Fiscalização, realizada em 27 de Setembro, em Maputo. O evento contou com a participação de representantes do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, da Direção Nacional de Energia e dos Serviços Provinciais de Infra-estrutura. Durante a reunião, os participantes puderam se familiarizar com a nova plataforma e alinhar os procedimentos de fiscalização com base na ferramenta.

Esse avanço tecnológico faz parte de uma estratégia mais ampla da ARENE para modernizar sua actuação regulatória e enfrentar os desafios das políticas governamentais no sector energético.

Entrevistas Relacionadas

Governo aprovou  a aquisição Maioritária da hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa pela EDM

O Governo de Moçambique aprovou, nesta Quinta-feira (12), uma...

EDM lança linha telefónica para reduzir tempo de reparação de avarias

A Electricidade de Moçambique (EDM) anunciou o lançamento de...

Produção energética cresce 15,3% no primeiro semestre

A produção de energia em Moçambique registou um aumento...

Governo concede concessão da primeira central eólica de Moçambique a Globeleq e Source energia

O Governo de Moçambique concedeu oficialmente a gestão da...