Terça-feira, Dezembro 17, 2024
spot_img

Nova liderança da APME assume posse com foco em parcerias estratégicas

Os novos órgãos sociais da Associação das Pequenas e Médias Empresas (APME), eleitos a 9 de Dezembro, tomaram posse recentemente para um mandato de quatro anos. A nova direcção aposta em parcerias estratégicas como alicerce do seu plano de acção, com vista ao fortalecimento do ecossistema empresarial moçambicano.

Parcerias estratégicas como motor de uma Agenda Nacional Sustentável

Segundo Inocêncio Paulino, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da APME, as parcerias com associações empresariais, câmaras de comércio, federações, CTA, organizações profissionais, sociedade civil e futuros Governos visam a implementação de uma Agenda Nacional Sustentável. Esta agenda pretende:

  • Multiplicar os postos de trabalho;
  • Valorizar e promover talentos nacionais;
  • Incentivar a industrialização e as exportações;
  • Proteger o capital humano e o produto nacional;
  • Fomentar a paz, a justiça social e a competitividade nacional e internacional.

Paulino sublinha que o sucesso desta agenda exige coordenação estruturada e esforços complementares, sem prejudicar a competitividade empresarial.

Prioridades para fortalecer as MPMEs

A APME delineou áreas prioritárias para os próximos anos, com o objectivo de impulsionar as micro, pequenas e médias empresas moçambicanas. Entre as acções destacam-se:

  • Política de conteúdo nacional: Adopção de políticas que protejam os negócios locais e promovam a participação das MPMEs no mercado.
  • Sistema financeiro inclusivo: Facilitação do acesso ao crédito com menos burocracia, taxas de juro abaixo de 10% e estímulo à criação de instituições financeiras com capitais moçambicanos.
  • Combate à corrupção e práticas antiéticas: Luta contra clientelismo, nepotismo, tráfico de influências e perseguição de empresários.
  • Fornecimento local prioritário: Garantia de que 70% dos fornecedores de bens e serviços das grandes empresas e multinacionais sejam moçambicanos.
  • Combate à concorrência desleal: Denúncia de práticas irregulares por agentes de procurement, UGEAs e departamentos de compras.
  • Revisão das penalizações financeiras: Limitação das multas por atrasos ou falta de pagamento a 20% do valor em causa, num prazo de um ano, com enfoque no INSS.

“Só trabalhando juntos será possível vencer os desafios”

Durante a sua intervenção, Osvaldo Maute, Presidente do Conselho de Direcção, agradeceu a confiança nele depositada e comprometeu-se com uma gestão inclusiva. Maute destacou que a solução para os desafios enfrentados pelas PMEs reside no trabalho conjunto entre todos os actores económicos.

Plano estratégico e prestação de contas: um apelo da CTA

O Presidente da CTA, Agostinho Vuma, felicitou a nova direcção e encorajou a elaboração de um plano estratégico claro que guie as actividades da APME. Vuma destacou ainda a importância do respeito pelos instrumentos normativos da associação e apelou a um compromisso com a inclusão e a prestação de contas.

Considerações finais

A tomada de posse dos novos órgãos sociais da APME marca o início de um ciclo promissor, baseado em parcerias, políticas inclusivas e estratégias coordenadas. A aposta na Agenda Nacional Sustentável e o compromisso com os desafios estruturais das MPMEs poderão transformar o cenário empresarial moçambicano, promovendo o crescimento económico e a justiça social.

Noticias Relacionadas

Encontre aqui oportunidades de financiamento e leve sua empresa ao próximo nível

Empresas interessadas em aceder a financiamento do governo dos...

Standard Bank capacita 28 PMEs com a 5.ª Edição do Icreate

Arrancou, recentemente de modo virtual, a quinta edição do...

Criado Consórcio para expandir microfinanças digitalizadas com foco na mulher empreendedora

A Associação Moçambicana dos Operadores de Microfinanças (AMOMIF), a...

IPEME, realiza a II Conferência Nacional das MPMEs

Sob o lema “Impulsionando o Desenvolvimento através do Fortalecimento...