Segunda-feira, Dezembro 23, 2024
spot_img

O dinheiro em circulação em Moçambique ultrapassa os 67 mil milhões de meticais

O montante de dinheiro físico em circulação em Moçambique aumentou 2,2% em Outubro, comparativamente a Setembro, marcando o sexto mês consecutivo de crescimento, segundo dados oficiais compilados pela agência Lusa.

Desde o início do ano, o volume de notas e moedas em circulação cresceu 6,6%, passando de 63,231 mil milhões de meticais (943,2 milhões de euros) em Janeiro para o nível mais alto do ano em Outubro, superando os 63,347 mil milhões de meticais (945 milhões de euros) registados no início de 2023. Este aumento foi especialmente notório a partir de Maio, antecedendo a introdução de uma nova série de meticais.

A retirada de dinheiro da circulação é uma prática comum em políticas monetárias contracionistas, utilizada pelos bancos centrais para reduzir a oferta de moeda e conter a subida dos preços. Em Moçambique, a inflação homóloga manteve-se abaixo de 3% durante vários meses, situando-se em 2,84% em Novembro, após encerrar 2023 nos 5,3%, bem abaixo do pico de quase 13% registado em Julho de 2022.

No dia 16 de Junho, Moçambique lançou uma nova série de notas e moedas de metical, que substituirá gradualmente a série em circulação desde 2006, conforme anunciado pelo governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela.

“Os bancos centrais tendem a actualizar as suas notas e moedas a cada cinco anos para se alinharem às novas tendências de design, características de segurança e outros elementos contextuais,” explicou Zandamela.

O governador detalhou que “o tema da série de 2024 de notas e moedas de metical destaca os valores do património cultural, histórico e faunístico do país.”

A nova série, lançada no Dia do Metical — celebrado a 16 de Junho, em alusão à introdução da moeda em 1975 — manteve as mesmas seis denominações de notas:

  • As denominações de 1.000, 500 e 200 meticais são impressas em substrato de papel.
  • As de 100, 50 e 20 meticais utilizam substrato de polímero.

Quanto às moedas, a nova série descontinuou as de 20 e cinco centavos, mas manteve as de 10, cinco, dois e um metical, além de 50, 10 e um centavo.

“As novas notas e moedas de metical circularão em simultâneo com a série emitida desde 1 de Julho de 2006, que continuará a ter curso legal pleno e valor ilimitado no território nacional”, acrescentou Zandamela.

Noticias Relacionadas

O que faz a FSDMoç? Entenda o papel da instituição no fortalecimento da inclusão financeira

A Financial Sector Deepening Moçambique (FSDMoç) tem desempenhado um...