Terça-feira, Fevereiro 4, 2025
spot_img

116 Milhões de Meticais disponíveis para projectos ambientais

Moçambique tem acesso a um fundo de 116 milhões de meticais, disponibilizado pela agência belga de desenvolvimento Enabel Moçambique, para financiar projectos destinados à proteção e salvaguarda do meio ambiente. O montante será atribuído entre 2024 e 2027, especificamente para iniciativas de combate às alterações climáticas ou de aceleração da transição energética.

De acordo com o gestor do projecto, Vicente Matsinhe, que recentemente discursou numa reunião de divulgação do Manual de Operações e Procedimentos do mecanismo de financiamento, espera-se que os fundos apoiem actividades que promovam um maior conhecimento sobre temas relacionados com as alterações climáticas e soluções inovadoras para enfrentar os desafios associados.

“Este projeto concentra-se em questões que afectam as comunidades mais vulneráveis e reconhece que muitos aspectos das alterações climáticas ainda são desconhecidos. Pretendemos fomentar mais conhecimento e colaboração entre os setores público e privado”, afirmou Matsinhe. As áreas prioritárias incluem o acesso à água, perdas e danos, energia e gestão de resíduos — sectores que enfrentam desafios significativos e necessitam de uma maior mobilização de financiamento climático para mitigar os seus impactos.

Samuel Buvane, Coordenador Adjunto para o Financiamento Climático da Enabel, afirmou que os fundos poderão também ser utilizados para actividades como estudos, pesquisas, seminários, consultorias e formação.

“Os estudos e informações resultantes serão disseminados para benefício de todos, encorajando uma colaboração mais eficaz entre as partes interessadas e o público em geral”, garantiu Buvane.

Anacleta Chiangua, representante do Gabinete de Financiamento Climático do Ministério da Economia e Finanças, sublinhou a importância destas iniciativas para o aprofundamento dos mecanismos de implementação de projectos.

“Esperamos que este seja o primeiro passo de uma interação contínua que conduza a outras fases de divulgação de diferentes iniciativas. Estamos optimistas de que estas reuniões culminarão na submissão de propostas relevantes e de alta qualidade para a salvaguarda do meio ambiente”, afirmou Chiangua.

A agência está empenhada em apoiar comunidades em todo o país, especialmente nas províncias que enfrentam os maiores desafios decorrentes das alterações climáticas.

Com este projecto, a Enabel visa lançar as bases para atrair recursos adicionais e garantir impactos sustentáveis, utilizando os recursos limitados de forma eficiente e racional.

Noticias Relacionadas

Veja os pontos principais que os bancos analisam para aprovar o crédito empresarial

Ao solicitar um crédito empresarial em Moçambique, é fundamental...

APIEX Aprova mais de mil projectos de investimento avaliados em 8,7 Mil milhões de dólares

A Agência para a Promoção de Investimentos e Exportações...

Vulcan lança PROFIE

Como parte do seu compromisso na auto-sustentabilidade das comunidades,...

Saiba como o Banco Mundial está a transformar Moçambique

Conheça os produtos financeiros do Banco Mundial em Moçambique O...