Sexta-feira, Janeiro 31, 2025
spot_img

Risco de crédito soberano pode aumentar em 2025

A tensão pós-eleitoral já causou mortes, destruição e paralisação de diversos empreendimentos, com destaque para o sector extractivo, comércio (incluindo o de turismo) e de transporte, o que pode resultar numa queda significativa no crescimento económico e, consequentemente, na redução das receitas fiscais.

A revisão em baixa do crescimento económico e das receitas fiscais pode comprometer ainda mais a sustentabilidade da dívida pública, que já se encontra em níveis alarmantes, especialmente no que se refere à dívida interna.

Em 2025, a necessidade de recursos financeiros será ainda maior devido à urgência de manutenção e reposição de infraestruturas danificadas, assistência às famílias afectadas e concessão de incentivos às pequenas e médias empresas. Por outro lado, a confiança dos investidores, sobretudo os estrangeiros, estará comprometida, o que deve levar a um aumento significativo da dívida interna.

Assim, a combinação de queda do PIB, aumento da dívida pública e instabilidade política pode resultar em um rebaixamento de rating de crédito soberano de Moçambique.

Para mais informações, leia em: https://lnkd.in/dRcFXpVN

Noticias Relacionadas

Tribunal Administrativo analisa a implementação do tribunal de contas

O Tribunal Administrativo (TA) está na fase final de...

O que está a moldar os mercados e negócios em Moçambique nos últimos 60 dias?

Nos últimos dois meses, o panorama económico de Moçambique...

Economia de Moçambique em Perspectiva: Crescimento de 4% em 2025, desafios e oportunidades à vista

O Banco Mundial (BM) projecta que a economia de...

A inflação em Moçambique poderá atingir 5,4% em 2025

A consultora Oxford Economics prevê que a inflação em...