Já se perguntou quantos designers há no continente africano? Dependendo da área, talvez sim, talvez não, mas a verdade é que é uma questão que não pode ficar sem resposta agora que foi formulada.
Alinhado com a sua missão de celebrar a excelência africana e o talento africano no design, a plataforma Africans Who Design iniciou o 2025 apresentando o “The State of Design in Africa”, relatório que nos traz a resposta para a questão anteriormente feita.
“Estamos em 2025 e, de alguma forma, ainda ninguém contou correctamente o número de designers que África tem. Isto é surpreendente, não é? Por isso, fizemo-lo nós próprios.”
►► Lê-se no relatório que refere ainda ser este um fim à questão: há designers em África?
Há um milhão de designers em África
Ao todo, baseado no LinkedIn como fonte de informação, analisando cerca de 22 especializações, o berço da humanidade conta com cerca de 1.299.936 milhões de designers no continente, onde:
Nigéria não só tem a maior população do continente
Nas descobertas mais significativas, o relatório mostra que Nigéria não só tem a maior população do continente, mas também encontra-se posicionada com maior número de designers (302.630 designers); já o norte de África apresenta grandes números com Egipto (250.849) e Marrocos (64.368).
Para a plataforma, criada há quase um ano, os dados revelam informações surpreendentes que realçam o crescimento e a diversidade dos profissionais de design africanos.
No entanto, reconhece que nem toda a gente está no LinkedIn, o que introduz certas limitações e algumas das pessoas contadas reivindicam múltiplas especializações e provavelmente outro milhão de designers pode ter escapado.
Africans Who Design é uma iniciativa criada e promovida pela World Class Designer, escola de design, com vista servir de farol de inspiração e celebração da rica diversidade e criatividade da comunidade de design africana.
Conta actualmente com cerca de 300 profissionais registados na plataforma de sediados em diversos cantos do continente. (Kabum)