O Governo espera arrecadar 10,6 milhões de dólares com o leilão de 24 barcos de pesca da Empresa Moçambicana de Atum (Ematum).
“A frota praticamente não tem histórico de pesca, o que garante que os motores Caterpillar e os equipamentos de navegação e pesca estejam em excelente estado. Os “atuneiros” estão divididos entre embarcações equipadas para a pesca de atum congelado e outras preparadas para a pesca de atum fresco”, refere-se numa nota oficial de apresentação do lote, citada pela Lusa.
As 24 embarcações, das quais 21 são “atuneiros” e três são arrastões, estão atracadas no Porto de Maputo, e o prazo de licitação vai até 21 de Fevereiro 2025, acrescenta-se no documento citado pela Lusa.
“Originalmente, os barcos estavam configurados para acomodar oito tripulantes. No entanto, foram realizadas adaptações para suportar uma tripulação de até 14 pessoas”, acrescenta-se na nota.
De acordo com a fonte, nos documentos de suporte à proposta do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE), o executivo moçambicano previa concluir, no ano passado, a liquidação da Ematum, no âmbito da Reforma do Sector Empresarial do Estado (SEE).