Tuesday, October 14, 2025
spot_img

Quase 210 empreendimentos ligados ao turismo abriram em 2024

De acordo com dados da execução orçamental de Janeiro a Dezembro, no sector do turismo “entraram em funcionamento 208 empreendimentos”, dos quais 68 de alojamento.
Quase 210 empreendimentos no sector do turismo entraram em funcionamento em Moçambique em 2024, apesar da retração na área devido à tensão pós-eleitoral que se verifica desde Outubro em todo o país.
De acordo com dados da execução orçamental de Janeiro a Dezembro, no sector do turismo “entraram em funcionamento 208 empreendimentos”, dos quais 68 de alojamento.
O levantamento do Governo aponta ainda para 108 empreendimentos de restauração e bebidas e 32 agências de viagens, mas acrescenta que para “melhorar a prestação dos serviços na área de hotelaria e turismo” foram capacitados em todo o ano passado 1.231 profissionais em áreas operacionais de hotelaria e turismo.
Ademais, para “incrementar o surgimento de micro, pequenas e médias empresas” no sector do turismo, foram financiados pelo Estado seis projectos, no valor de 5,5 milhões de meticais (82.000 euros), entre as províncias de Zambézia, Tete e Gaza, além da cidade de Maputo.
Este investimento, diz a Lusa, foi feito essencialmente nos três primeiros trimestres do ano, seguindo-se um período de forte agitação social na sequência das eleições gerais de 09 de Outubro.

Noticias Relacionadas

Chegada da Aman a Karingani e Pomene marca nova era para o turismo de luxo em Moçambique | Profile

A Aman, marca líder mundial em hotelaria e estilo...

Inhambane prepara a 1.ª conferência internacional de turismo agendada para Novembro

A província de Inhambane vai acolher, em Novembro, a...

COTUR recebe certificação internacional de qualidade

A Agência COTUR alcançou um feito inédito no setor...

Investidores sul-africanos projectam construir três hotéis no país

O grupo turístico sul-africano Singita, que opera 19 empreendimentos...