Tuesday, December 2, 2025
spot_img

HCB aprova a distribuição de 7,4 mil milhões de meticais de dividendos

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), principal produtora de electricidade do País, localizada na província de Tete, região Centro de Moçambique, aprovou, nesta segunda-feira (21), em assembleia geral, a distribuição de dividendos de 7,4 mil milhões de meticais resultado do lucro de 14,1 mil milhões de meticais, alcançado no exercício económico do ano passado.

“Ao Estado Moçambicano serão canalizados pouco mais de 6,5 mil milhões de meticais, que, associados aos impostos e taxas, reforçarão o Orçamento do Estado, necessário para a implementação dos programas sociais do País”, lê-se num comunicado que cita o presidente do Conselho de Administração, Tomás Matola.

Segundo a HCB, que destaca este lucro, sendo o mais alto da história da empresa, o resultado líquido representa um crescimento de 8,48% em relação a 2023.

“Este resultado líquido é o corolário combinado da produção total gerada em 2024, que foi de 15 753 GigaWatts-hora (GWh), e do ajustamento da tarifa de venda de energia ao estrangeiro”, refere a mesma nota.

O Estado moçambicano detém 90% do capital social da HCB, desde a reversão para Moçambique, acordada com Portugal em 2007, enquanto a empresa portuguesa Redes Energéticas Nacionais (REN) tem uma quota de 7,5% e a Electricidade de Moçambique 2,5%.

Noticias Relacionadas

Taxa de Juro de Referência desce para 16% em Novembro

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou, na sexta-feira...

Moçambicanos com ativos financeiros no exterior devem declará-los ao Banco Central

O Banco de Moçambique passou a exigir que todos...

Bayport estreia 2025 com emissão de 555 milhões de meticais em obrigações privadas

A Bayport Financial Services Mozambique (MCB), S.A. iniciou o...

Standard Bank Moçambique regista 6.134 milhões de MT em lucros e activos crescem para 178 mil milhões em 2024

O Standard Bank Moçambique apresentou os seus resultados anuais...