Terça-feira, Agosto 26, 2025
spot_img

Conferência dos 50 anos da HCB debate resiliência hidroeléctrica e integração económica da África Austral

  • Conferência alusiva aos 50 anos da HCB irá debater o impacto das mudanças climáticas na produção hidroenergética e o contributo do sector energético para o progresso nacional e regional.

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) vai realizar, em Maputo, uma conferência internacional subordinada ao tema “HCB: Ontem, Hoje e o Futuro – Empresa Estruturante e Estratégica”, reunindo mais de 300 convidados para discutir os desafios e perspectivas do sector energético, com enfoque no papel das centrais hidroeléctricas face às mudanças climáticas.

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) está a preparar uma conferência internacional, a decorrer em Maputo, com o propósito de promover o intercâmbio de conhecimento e experiências sobre a contribuição das empresas do sector energético para o desenvolvimento económico de Moçambique e da região da África Austral. A iniciativa insere-se nas comemorações dos 50 anos da HCB.

Sob o lema “HCB: Ontem, Hoje e o Futuro – Empresa Estruturante e Estratégica”, o evento vai reunir mais de 300 convidados nacionais e internacionais, entre empresas, académicos, políticos e especialistas do sector energético. Um dos temas centrais será o papel das centrais hidroeléctricas no contexto das mudanças climáticas, nomeadamente as secas severas que ameaçam a produção de energia.

“Pretendemos discutir como as centrais hidroeléctricas estão a gerir os seus recursos hídricos e a adaptar-se às alterações climáticas”, explicou Mariano Quinze, Director de Comunicação da HCB, durante uma conferência de imprensa em Maputo.

Mariano Quinze, Director de Comunicação da HCB

O evento abordará ainda os desafios actuais da produção hidroenergética, os efeitos de fenómenos climáticos extremos e o papel das infra-estruturas energéticas na dinamização das economias da região. Segundo fontes da empresa, a conferência contribuirá para a “massificação e divulgação de informação sobre como as empresas do sector energético operam na região, ao mesmo tempo que contribuem para o desenvolvimento nacional e regional”.

A presença de representantes de empresas da África Austral, bem como de membros da SAPT e de outras instituições relevantes, reforça o carácter estratégico do encontro. Para além deste evento, estão previstas outras actividades celebrativas que serão oportunamente divulgadas pela empresa.

Noticias Relacionadas

Mphanda Nkuwa exige robustez regulamentar e estrutura financeira para atrair capital privado, destaca GMNK no Africa50

- Pressão regulatória e institucional exigem estrutura financeira sofisticada. -...

BM doa 6,4 biliões de USD para Mphanda Nkuwa

O Banco Mundial planeia fornecer financiamento de dívida e...

Moçambique investe em refinaria para garantir independência no sector da energia

Moçambique vai construir uma refinaria modular de grande escala...

Grupo petrolífero multinacional interessado no sector energético

O presidente do Grupo petrolífero HASS, Abdinasir Ali Hassan,...