Tuesday, September 16, 2025
spot_img

Gestão de Activos: Mais de 160 viaturas vão a leilão em Junho

Oito meses depois de ter realizado o seu primeiro leilão de bens aprendidos, no âmbito do combate à criminalidade, o Gabinete de Gestão de Activos voltará a realizar mais um leilão (o terceiro), desta vez destinado apenas a viaturas apreendidas em 2024, no âmbito do combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo.

De acordo com o Edital publicado esta quinta-feira, o leilão terá lugar no dia 09 de Junho, no Ministério das Finanças, sendo que estarão em hasta pública um total de 162 viaturas, entre ligeiras e pesadas, apreendidas em 2024, durante a operação “stop branqueamento de capitais”, levada a cabo pela Procuradoria-Geral da República (PGR), em todo o país. Os vencedores terão desconto de 30% em relação ao valor de avaliação dos carros.

Das viaturas colocadas em hasta pública, mais de 150 encontram-se “trancadas” em quatro parques de venda de viaturas, na cidade de Maputo, desde Agosto do ano passado, período em que a PGR levou a cabo uma campanha de encerramento de parques de venda de carros usados, provenientes do Japão. Aliás, até ao momento, não são conhecidos, publicamente, os resultados da referida operação.

Estão na lista de parques a serem “esvaziados” nos próximos dias Qasim Motors, Hungira Motors e Car For You, localizados na Avenida Joaquim Chissano, e Car For You, localizado na Avenida Ahmed Sekou Toure. As viaturas estão avaliadas entre 108.000,00 Meticais e 1.050.000,00 Meticais, sendo que, na sua maioria, são da marca Toyota, Mazda e Niassa. Algumas das viaturas estão com peças em falta, sobretudo faróis, conforme ilustram fotos publicadas pelo Ministério das Finanças.

“No acto da arrematação, o concorrente vencedor deve proceder ao pagamento do valor da adjudicação na totalidade ou de 10% deste valor a título de sinal, mediante transferência bancária para conta do Gabinete de Gestão de Activos ou cheque visado”, diz o Edital.

“No caso em que o adjudicatário tenha efectuado o pagamento de 10% do valor da adjudicação, deve pagar o valor remanescente no prazo de 15 dias, contados da data de adjudicação, sob pena de perder o valor pago a favor do Gabinete de Gestão de Activos”, acrescenta a fonte, sublinhando que “em nenhuma hipótese o prazo para pagamento será prorrogado, salvo em casos fortuitos ou de força maior, comprovados e aceites pelo júri”.

Refira-se que, entre os bens leiloados, em Outubro de 2024, estavam viaturas, motorizadas, tractores, atrelados, contentores, trailers, electrodomésticos, diverso mobiliário para habitação, geradores, tanques de água, transformadores de energia eléctrica, entre outros equipamentos.

Noticias Relacionadas

Governo quer reduzir desemprego para 17% até 2029 | Profile

Governo de Moçambique define meta para reduzir taxa de desemprego de 18.4% para 17% até 2029. Conheça a estratégia baseada no sector privado e industrialização.

Moçambique abre-se ao investimento estrangeiro como mercado e destino turístico de referência

O Ministro da Economia, Basílio Muhate, defende que o...

Revisão da Lei de Petróleos de Moçambique: Proposta de Alterações à Lei nº 21/2014 de 18 de Agosto

O Governo de Moçambique está a proceder à revisão...

Conferências Índico debatem dados como “commodities” na era da transformação digital

O papel dos dados na transformação digital esteve em...