O Instituto Nacional de Emprego (INEP), em colaboração com a Fundação MozYouth e a SDO Moçambique, agendou para 08 de Agosto próximo, a realização da Feira de Emprego 2025, a realizar-se no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo.
Segundo uma nota do INEP, a Feira de Emprego 2025 terá a duração de um dia, com a participação de 60 empresas provenientes de todo o País, abrangendo um espectro diversificado de sectores, desde Pequenas e Médias Empresas (PME) até grandes corporações nacionais e multinacionais.
“Entre os sectores representados, destacam-se a energia, tecnologias de informação e comunicação (TIC), finanças, telecomunicações, media, recursos humanos e cooperação para o desenvolvimento. As empresas expositoras irão apresentar uma variedade de oportunidades, incluindo estágios profissionais e empregos de nível inicial”, refere o documento.
Para o director-geral do INEP, Roy Tembe, a realização da feira é um passo significativo para melhorar as taxas de empregabilidade dos jovens moçambicanos. “Esta feira é um passo concreto na nossa missão de melhorar os resultados de empregabilidade dos jovens moçambicanos. Ao reunir o Governo, sector privado e os parceiros de desenvolvimento, estamos a criar condições reais para oportunidades inclusivas de empregos sustentáveis para os nossos jovens”, afirmou.

A feira conta com o apoio de parceiros de desenvolvimento, como a Embaixada da Irlanda e a Agência Italiana para a Cooperação para o Desenvolvimento (AICS). Além disso, este ano, o evento dará especial atenção à economia verde, promovendo modelos de negócios sustentáveis, indústrias resilientes ao clima e percursos profissionais alinhados com um futuro de baixo carbono.
“Esta é uma oportunidade real para os jovens darem o primeiro passo nas suas carreiras”, afirmou Daniela Timmich, gestora de programas da Fundação MozYouth, tendo acrescentado: “Encorajamos todos os jovens a virem preparados: tragam os vossos CV’s, vistam-se de forma profissional e estejam prontos para conhecer potenciais empregadores. Muitas empresas estarão à procura de entrevistar candidatos e começar a construir bancos de talentos no local.”
A participação na feira é gratuita e aberta ao público, não sendo necessária inscrição prévia. Todos os jovens interessados em explorar percursos profissionais, conectar-se com empregadores ou aceder a oportunidades reais de emprego são convidados a participar.
Além da feira de carreiras, o evento contará com a realização da Conferência da Juventude, uma plataforma para o diálogo e reconhecimento de iniciativas impactantes que promovem o emprego jovem.
“Durante a sessão da manhã, estarão presentes líderes institucionais e parceiros de desenvolvimento, com destaque para a entrega de certificados a empresas e organizações que demonstram um forte compromisso com a empregabilidade jovem. Estas entidades serão também convidadas a fazer compromissos públicos para a criação de estágios, programas de formação ou ofertas de emprego”, lê-se no comunicado.
Por sua vez, o director executivo da SDO Moçambique, Vicente Sitoe, afirmou que a Feira de Emprego e Empreendedorismo será uma oportunidade única para reflexão e ação. “Irá reunir vozes jovens, liderança institucional e o sector privado para discutir como podemos intensificar esforços e trabalhar em conjunto para responder às aspirações de emprego da juventude moçambicana”, concluiu.