A consolidação de parcerias estratégicas em prol da Economia Azul Sustentável registou, na última terça-feira (29), um marco relevante para o país, com a assinatura de dois Memorandos de Entendimento entre o banco Millennium BIM e o Parque Nacional de Maputo, no âmbito da iniciativa ProsperAzul, financiada pela União Europeia (UE) e pelo Ministério Federal Alemão para a Cooperação Económica e Desenvolvimento (BMZ).
O acto formaliza a entrada do Millennium BIM no Clube de Amigos do Parque Nacional de Maputo (Mungano), uma plataforma de cooperação multissectorial que visa reforçar as acções de conservação da biodiversidade, o desenvolvimento comunitário e a promoção de iniciativas de turismo sustentável.

Segundo a GIZ Moçambique, parceira de implementação do ProsperAzul, a adesão de uma das maiores instituições financeiras do país ao Mungano constitui um exemplo claro do papel crescente do sector privado na promoção do crescimento inclusivo e sustentável.
“Esta parceria permitirá expandir a rede dinâmica do Clube de Amigos, envolvendo mais empresas, instituições e cidadãos neste movimento que protege a biodiversidade e cria oportunidades para as comunidades”, sublinha a organização.

A entrada do Millennium BIM no Mungano reforça a capacidade do Parque Nacional de Maputo de implementar projectos estruturantes de conservação ambiental, ao mesmo tempo que impulsiona a geração de benefícios económicos e sociais para as populações locais.
A GIZ reiterou o compromisso de continuar a apoiar a plataforma, no sentido de garantir a mobilização de recursos e a implementação de soluções inovadoras que assegurem a preservação do património natural do país.