A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) reuniu-se esta segunda-feira, 18 de Agosto, com representantes do Microbanco Sólido, uma nova instituição financeira que ingressou recentemente no Conselho Empresarial Nacional (CEN) como membro da agremiação. Segundo um comunicado da confederação, o encontro teve como objectivo discutir estratégias de cooperação para impulsionar o crescimento das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME), com enfoque especial no sector informal, que representa uma fatia significativa da economia nacional.
Durante a reunião, ambas as partes destacaram o potencial de uma parceria estratégica orientada para o alargamento do acesso à banca e ao financiamento, visando fortalecer o empreendedorismo nacional. O Microbanco Sólido, que entrou recentemente no mercado financeiro nacional, manifestou interesse em trabalhar com a CTA na criação de produtos financeiros acessíveis, concebidos especialmente para microempresários e empreendedores informais.

O vice-presidente da CTA, Onório Manuel, sublinhou a importância de reforçar o ecossistema de apoio aos pequenos negócios, afirmando que “a colaboração com o Microbanco Sólido poderá contribuir para a inclusão financeira e para o desenvolvimento sustentável do País.”
Por sua vez, o CEO do Microbanco Sólido, Jerson Tembe, destacou o compromisso da instituição em impulsionar o crescimento económico através de soluções financeiras inovadoras, que garantam maior inclusão sem esquecer o segmento das micro e pequenas empresas. “O encontro assinala o início de uma colaboração institucional que promete ampliar o impacto da CTA na promoção do empreendedorismo e na criação de emprego, consolidando o papel do Microbanco Sólido como parceiro estratégico na missão de dinamizar o sector produtivo em Moçambique”, lê-se no documento.